Os municípios de Lassance e Várzea da Palma estão em busca da destinação correta dos resíduos sólidos com a construção de um Aterro Sanitário, empreendimento que está sendo executado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE).
O acordo entre os dois municípios foi firmado nesta segunda-feira (22) durante reunião na sede do Consórcio. A gestão consorciada dos resíduos sólidos vem por fim ao grande gargalo enfrentado pelos municípios, uma vez que ambos não destinam corretamente esses materiais. Juntos, os mesmos geram aproximadamente 30 ton/dia, sendo cerca de 25 ton/dia em Várzea da Palma e cinco ton/dia em Lassance.
Participaram da reunião o Prefeito de Lassance, Paulo Elias, junto a assessora jurídica, Nívia Gomes Rabelo, o Prefeito de Várzea da Palma, Eduardo Monteiro e a assessora jurídica Patrícia Barreto; além da gerente do Departamento de Saneamento do Codanorte, Patrícia Mendes, do secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, da engenheira civil do Codanorte, Luísa Prates, e a assessora jurídica do Codanorte, Rejane Souto.
“O município de Várzea da Palma está com a obra da Unidade de Triagem e Compostagem em andamento, e o município de Lassance já possui uma UTC, porém, o rejeito ainda é disposto de forma incorreta, a construção do aterro é uma solução para esse problema ambiental enfrentado pelos dois municípios”, explicou a gerente do Departamento de Saneamento do Codanorte, Patrícia Mendes.
Segundo o secretário executivo do Codanorte, a previsão é que o lixão da cidade de Lassance seja encerrado já na próxima semana. “Enquanto o aterro daquela região não for finalizado, os rejeitos de Lassance serão enviados provisoriamente para um aterro sanitário licenciado localizado em Montes Claros. Sem dúvidas, é mais uma conquista para se comemorar!”, celebrou Enilson.
Compartilhe: