DECEMBER 9, 2022


Inaugurada a Avenida Vicente Guimarães

A prefeitura de Montes Claros inaugurou a construção da nova avenida Vicente Guimarães.

ce8bb748-336e-414b-9b02-01a764bcb32b

Foto: Solon Queiroz

A avenida Vicente Guimarães em Montes Claros, Minas Gerais, foi construída no início da década de 1990. Nos últimos anos, a via foi interditada por várias vezes devido às enchentes, que demostravam a fragilidade do canal e degradavam. O momento crítico aconteceu em outubro de 2008, quando a avenida foi totalmente devastada por uma forte chuva.

Nesta sexta-feira (14), a prefeitura de Montes Claros inaugurou a construção da nova avenida Vicente Guimarães. A empreiteira foi contratada pelo município, via licitação e foi ampliada para suportar o escoamento de água pluvial no local, prevenindo assim a ocorrência de inundações, uma antiga fonte de sofrimento para os moradores da região.

Para o seu Valdir Santos, de 68 anos, morador da região “não dava nem para o pedestre passar aqui direito, hoje é uma avenida maravilhosa, vamos respeitar essa obra, uma obra excelente, um novo tempo para Montes Claros.”

Vanderlino Silveira, secretário de infraestrutura pontuou que “a obra era um anseio da população e o prefeito teve a coragem de abrir as fronteiras da avenida e refez a avenida toda, uma canalização de 1500 metros e 3 km de avenidas com ciclovias e calçadas, mudou o panorama, a cidade era uma antes, hoje é outra.

Foram realizados serviços de terraplanagem e a obra foi orçada em quase R$ 23 milhões, executada totalmente com recursos do Tesouro Municipal, ou seja, impostos coletados pela prefeitura no município. Não houve empréstimos ou outros tipos de recursos.

Em conjunto com as avenidas Doutor Avilmar Gonçalves Oliveira (Córrego Bicano) e Manoel Caribé Filho (Córrego Vargem Grande), formam um amplo corredor viário, que dará acesso ao Anel Rodoviário Sul. Trata-se também de uma obra para os ciclistas, pois melhora a qualidade de vida com saúde e bem-estar.

Guilherme Guimaraes, vice-prefeito falou que “Aqui nos podemos observar que anteriormente era um canal degradado, as paredes estavam caindo para dentro do próprio córrego, impedindo o fluxo e gerando uma grande turbulência e, portanto, alagamentos e empossamentos dessa região, ponto em risco não só o transito, mas todas as moradias, então a prefeitura mudou a sua concepção e fez uma canalização que funcionasse não só para escoamento de grandes chuvas, mas sobretudo que funcionasse como um grande pulmão, um amortecimento de água de chuva que funcionasse das duas formas, ela foi testada e cumpriu o seu objetivo. É importante salientar que ela funciona como sistema de drenagem, mas também como sistema de mobilidade urbana.”

O prefeito Humberto Souto (Cidadania) participou de forma remota e endossou os benefícios da obra para todos os montesclarences. “Tivemos a confiança de dá a autorização ao Secretario Guilherme para ele licitar a obra, porque nós confiamos na potencialidade de Montes Claros, é uma cidade rica, polo. Qualquer prefeito para administrá-la tem que acreditar na sua gente e na sua capacidade econômica. Essa obra não é uma simples obra, ela sintetiza a ousadia de um povo, de uma gente.” E completou: “ A obra é símbolo, nós temos obras que eu lancei como o asfaltamento de todos os distritos rurais por asfaltos a BRs, que vão custar cinco vezes o valor dessa obra, mas essa obra é a cereja do bolo porque sintetiza, engloba toda a ousadia de uma administração iniciante e toda a confiança no seu povo, ela tem importância porque vai desafogar o transito, ela tem importância porque outra grande avenida que nós construímos da Vargem Grande, eu falei que vai desembocar porque desemboca na verdade a Vargem Grande e eu estou considerando as duas juntas. Vai sair da avenida, cá no centro da cidade, vai construir a avenida Vicente Guimaraes, atravessar a Cula Mangabeira, atravessar a outra avenida e chegar na br, imagina, vai permitir que uma pessoa que está no centro da cidade, com uma única avenida chegue a br para Bocaiuva, isso é uma obra extraordinaria”
O povo de Montes Claros agora pode esperar a continuação desse trecho mais abaixo em local que o canal já começou a desmoronar, obras degradadas com o tempo. Será feito um grande bolsão de água, na região do bairro Ibituruna para aliviar a água que inunda a região. O projeto e processo licitatório já foi preparado para a prefeitura.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência