DECEMBER 9, 2022


Queimaduras: Saiba o que pode e o que não pode fazer

Acidentes com fogo e queimadura são comuns. Os motivos vão desde imprudência até mera fatalidade. Estima-se que no Brasil ocorram em torno de um milhão de acidentes com queimaduras por ano. Destes, cem mil procuram atendimento hospitalar e cerca de 2.500 acabam falecendo, direta ou indiretamente por causa das lesões. Nesta segunda matéria da série […]

Foto: Divulgação

Acidentes com fogo e queimadura são comuns. Os motivos vão desde imprudência até mera fatalidade. Estima-se que no Brasil ocorram em torno de um milhão de acidentes com queimaduras por ano. Destes, cem mil procuram atendimento hospitalar e cerca de 2.500 acabam falecendo, direta ou indiretamente por causa das lesões.

Nesta segunda matéria da série especial “Primeiros Socorros”, você terá algumas informações importantes que vão ajudá-lo a agir em situações que envolvem fogo/queimaduras.

O professor Sanderlan Ribeiro, de 41 anos, sofreu na pela os efeitos de queimaduras de segundo e terceiro grau provocadas por imprudência de uma vizinha. Com 13 anos de idade, ele foi atingido pelo fogo de um fogareiro, quando a conhecida, que morava em frente à casa dele, tentou acender uma das chamas com um fósforo e uma garrafa de álcool que acabou explodindo e atingindo o corpo dele. “Quando olhei, já vi o fogo na minha perna, no meu corpo, comecei a gritar, correr e deitei no chão,” lembra.

Com as graves queimaduras que atingiram todo o lado esquerdo do corpo, ele precisou ser levado às pressas para o hospital, onde ficou por cerca de um mês internado. Período que se submeteu a vários tratamentos com intuito de recuperar a pele. O acidente ficou marcado na memória e no corpo do professor, que precisou mudar muitos hábitos após o ocorrido, como por exemplo evitar a exposição ao sol.

Foto: Arquivo Pessoal

De fato, as queimaduras podem provocar danos sérios ao corpo. É preciso muito cuidado para evitar acidentes e conhecimento para saber lidar em situações que requerem socorro a uma vítima de queimaduras. Mas afinal, você sabe quais são os tipos de queimaduras e como agir em cada situação? Confira a seguir.

Tipos de queimaduras

As queimaduras podem ser de primeiro grau, quando atingem a parte mais superficial da pele (epiderme), a lesão apresenta aspecto avermelhado, calor e dor. As queimaduras de segundo grau, atingem as camadas intermediárias da pele formam bolhas e muita dor. Já as de terceiro grau, atingem as camadas mais profundas da pele que fica branca ou carbonizada. Apesar da aparência não causam dor porque destroem os nervos da região afetada.

Como ajudar alguém que sofreu uma queimadura

Para socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau é preciso usar muita água e resfriar o local. Fazendo isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo. Após cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

Exige-se muito cuidado para não apertar o local e em seguida fazer curativo com uma compressa limpa. Somente em queimaduras de primeiro grau é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.

Em queimaduras de segundo grau é necessário utilizar muita água para resfriar o local. Lembre-se de utilizar água corrente e fria ou faça compressas úmidas. Assim como na queimadura de primeiro grau, não é indicado utilizar gelo. Espere por cerca de 5 minutos, e, quando a pessoa estiver com menos dor, seque a queimadura sem esfregar e faça um curativo com uma compressa limpa.

Já nas queimaduras de terceiro grau é preciso retirar acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar, no entanto, se a roupa estiver colada à área queimada não mexa, apenas resfrie o local com compressas úmidas e sem utilizar gelo. Em queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetros de diâmetro) pode utilizar água corrente ou um recipiente com água fria desde que tenha cuidado com jato de água para que não cause dor nem arrebente as bolhas.

Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida. Não aperte o local e faça um curativo com uma compressa limpa, mas em casos de feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros.

Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, deverá estar em jejum. Outro ponto importante é não remover a vítima ao hospital, uma vez que pode estar tendo dificuldades para respirar. A melhor opção é chamar o socorro, seja o SAMU através do 192 ou Corpo de Bombeiros 193.

A enfermeira do SAMU Macronorte, Noeme Soares da Fonseca esclarece que “nunca deve aplicar clara de ovo, pasta de dente, açúcar ou qualquer outro produto caseiro em queimaduras, porque temos queimaduras elétricas que parece as térmicas, porém queima de dentro para fora e queimaduras químicas. Se não conhecemos o produto, não lavamos com água porque tem alguns produtos que reagem em contato com água, então só removemos o excesso do produto com compressas secas”, ressalta.

Com essas informações você será capaz de agir em uma situação que envolva fogo e/ou queimaduras. E lembre-se sempre de pedir ajuda. Sua atitude pode salvar vidas.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência