O prefeito de Montes Claros Humberto Souto (Cidadania), o vice Guilherme Guimarães (PSL) e os 23 vereadores eleitos nas eleições de 2020 foram diplomados nesta sexta-feira (18) pela Justiça eleitoral.
A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e foi comandada pelo juiz eleitoral e diretor do Foro eleitoral de Montes Claros, Vitor Luis de Almeida. Na oportunidade, o juiz destacou os desafios encontrados nas eleições desse ano, a ampliação da participação feminina na Câmara Municipal e a necessidade dos eleitos terem a constituição como norteador das ações no mandato.
“Os eleitos passarão a representar o nosso município e serão guardiões dos interesses da sua população. Para tanto, sugiro que mantenham como livros de cabeceira a constituição federal, os manuais de normas jurídicas para a administração pública, para que possam sempre observar, sem nenhuma exceção, os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade moralidade, publicidade e eficiência”.
Ainda no discurso, Vitor Luis de Almeida lembrou como a população está mais ativa no processo político, e, por isso, agrega mais força na fiscalização durante o exercício legislativo.
“É de conhecimento geral que a corrupção desmoraliza o poder, por isso as leis são cada vez mais severas e os eleitores estão a cada dia em vigilância para que as leis sejam observadas. Estamos aprendendo a desenvolver um controle preventivo para que as verbas públicas seja aplicadas de acordo coma norma. Haverá fiscalização, não só do poder judiciário e demais instituições públicas, mas pelo povo, que está mudando o interesse passivo,o pensamentto do interesse pessoal”, afirmou o juiz.
Os diplomas foram entregues para os vereadores, prefeito e vice-prefeito, como forma de ratificar que eles estão aptos a exercerem o cargo e tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2021. O prefeito reeleito, Humberto Souto (Cidadania), não compareceu devido ao isolamento por conta da pandemia e foi representado pelo procurador do município, Otávio Rocha.
Dos 23 parlamentares eleitos para o pleito de 2021/2024, 13 deles tiveram a reeleição. Na disputa desse ano, foi ampliado o número de mulheres na casa legislativa: de três vereadoras, agora, são quatro. Destas, duas conseguiram se reeleger.
Confira os nomes dos vereadores para o pleito de 2021/2024:
- Rodrigo Cadeirantes (Rede)
- Claudim (Cidadania)
- Raimundo Pereira da Silva (PDT)
- Maria Helena Lopes (MDB)
- Graça da Casa do Motor (PSL)
- Júnior Martins (Cidadania)
- Aldair Fagundes (Cidadania)
- Valdecy Contador (Cidadania)
- Soter Magno (PSD)
- Pastor Elair (MDB)
- Eldair Samambaia (PSD)
- Marcos Nem (PSC)
- Edson Cabeleireiro (PV)
- Ceci Protetora (PP)
- Wilton Dias (PTB)
- Professora Iara Pimentel (PT)
- Igor Dias (PSL)
- Stalin Cordeiro (PODE)
- Reinaldo Barbosa Carrapicho (Republicanos)
- Daniel Dias (PC do B)
- Odair (Solidariedade)
- Marlus do Independência
- Leãozinho (Patriota)