Que a Expomontes 2022 foi um sucesso, isso todo mundo já sabe. A maior feira agropecuária do norte de Minas e umas das maiores do estado, voltou com tudo e levou milhares de pessoas ao Parque de Exposições João Alencar Athayde nos 10 dias de evento. Entre shows, leilões, palestras e muitos estantes, um espaço que é sucesso garantido não deixou a desejar neste ano: a Mini Fazendinha Dr. Zoo.
Pela 12º vez, a feira recebeu a mini fazenda que, segundo os organizadores, foi a mais visitada de todos os tempos. Cerca de 150 animais de mais de 40 raças e espécies diferentes estiveram no espaço, um ambiente que despertou curiosidade e encantamento de muitos visitantes, alguns até de outras cidades que vieram especialmente conhecer os animais expostos.
De acordo com Délcio Rocha, responsável pela estruturação do local, durante os dias da feira, escolas de vários municípios estiveram no local e os feedbacks foram todos positivos, principalmente em relação a quantidade e diversidade de animais apresentados.
“Recebemos muitos alunos de escolas, casas de apoio e instituições que atendem pessoas em diversas situações, e o olhar de uma criança, a alegria em ver os animais não tem dinheiro que pague, sem contar que esse projeto é totalmente sócio ambiental, pois não estamos vendendo nem cobrando nenhum valor”, comenta.
O sucesso foi tão grande, que ele recebeu convites para levar a fazendinha para outros municípios da região, propostas essas que serão avaliadas. “Tivemos convites de outras cidades para montar a fazendinha e isso é muito interessante pois mostra que tem pessoas interessadas. Vamos sentar com os parceiros e ver o que é possível, pois cada região tem uma realidade e nem sempre é viável, as vezes não dá para levar alguns animais, mas outros sim, então vamos avaliar as possibilidades”, enfatiza.
Para que pôde visitar o espaço, é só elogios. O policial militar, Jair Santos, esteve no local e fez questão de exaltar o quanto se surpreendeu com o ambiente e a estrutura da fazendinha. “Foi muito impactante chegar aqui e conhecer tantas espécies que eu não tinha visitado em outras fazendinhas. A organização e a maneira como foi projetado o espaço é fantástico, uma experiência para nós que somos só visitantes e que estamos trazendo nossos filhos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer tantos animais assim. É encantador”, ressalta o militar.
Durante os dez dias de Feira, alunos do curso de zootecnia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estiveram apoiando na organização e cuidado com os animais, momento para colocar em prática o conhecimento adquirido na academia e também de aprender.
“É interessante porque muitas pessoas não tem esse conhecimento, e aqui temos várias espécies. Podemos apresentar a variedade, a diversificação genética e até para nós acadêmicos é importante ter essa prática, pois ao mesmo tempo que estamos aprendendo também estamos ensinando”, pontua Marco Antônio Silva que é um dos acadêmicos voluntários.
Com o fim da exposição, a fazendinha é desativada e os animais voltam para os criadores. Segundo Délcio, a ideia é organizar um grupo e com apoio de órgãos governamentais e empresas fazer com que o projeto seja permanente e que mais pessoas possam participar e interagir com o ambiente.
“Formalizando essa parceria para termos a fazendinha fixa, é possível explicar melhor e com mais detalhes sobre cada animal, além dos visitantes terem uma interação maior com o espaço que é muito rico. Neste ano não conseguimos atender nem 30% da demanda que recebemos, principalmente de escolas, mas se conseguíssemos fixar esse projeto, sem dúvidas atenderíamos toda a região”, finaliza Délcio.
Compartilhe: