O Reino Unido deu início a aplicação da vacina contra a Covid-19 nesta terça feira (08). Margaret Keenan, uma idosa de 90 anos, foi a primeira pessoa a receber a dose. O “Dia V”, como está sendo chamada a data de aplicação da vacina no país, era aguardado por todo o mundo, já que o Reino Unido foi o primeiro a aprovar a aplicação.
O grupo prioritário a receber as doses ainda esse ano são os idosos, moradores de asilos e casas de repouso, bem como os funcionários; idosos em geral com mais de 80 anos; e profissionais que estão na linha de frente do combate a pandemia.
A vacina está sendo oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde do Reino Unido. Ao todo, 50 hospitais já começaram a estocar a vacina, que é desenvolvida pela Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNtech. Destes hospitais, cinco são situados em Londres, capital britânica.
A campanha tem a imunização em hospitais por que esse modelo de vacina precisa ser armazenado em temperatura de 80°C negativos. De acordo com o governo britânico, a expectativa é que até o fim de semana o Reino Unido receba 800 mil doses, o que seria suficiente para imunizar 400 mil pessoas, já que é preciso duas doses para a imunização; a segunda dose será 21 dias após a primeira aplicação.
Compartilhe: