A engenheira ambiental da Agência Reguladora de Saneamento Básico-ARSAN, Aléxia Malveira, está representando todo norte de Minas em um treinamento de “Estratégias de Gestão Municipal Integrada de Resíduos” na Suécia. A engenheira foi seleciona em um edital no ano de 2020, pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Urbana- ABRELPE.
O treinamento é a terceira e última etapa da capacitação e está acontecendo entre os dias 13 a 17 de junho. As duas primeiras fases ocorreram no estado de São Paulo, no ano anterior. Aléxia participou quando ainda era Coordenadora do Departamento de Saneamento do Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas CODANORTE e hoje é diretora técnica da Arsan.
O objetivo do programa está direcionado para promover a capacitação de representantes municipais na elaboração de planos estratégicos de gestão de resíduos sólidos, com vistas a que os participantes desse programa sejam multiplicadores e possam compartilhar conhecimento e capacitar outros municípios nessa mesma temática.
A engenheira é a única norte-mineira selecionada para participar do citado treinamento e relata a felicidade em fazer parte deste projeto e transformar a realidade dos municípios norte-mineiros.
“Fazer parte deste treinamento é uma oportunidade única, é uma forma de entender as diferentes formas de gestão de resíduos realizadas em vários estados, e ter uma visão diferenciada resultante da troca de experiências com gestores de todo Brasil e conhecimento técnico e estratégico repassado pelas instrutoras Suecas, que é um país referência em sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos e qualidade de vida da população” concluiu.
Compartilhe: