[ATUALIZADO] – Grupos de Whatsapp começam a repercutir na manhã desta quarta-feira (28) o resultado de pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Veredas de Ensino e Desenvolvimento Humano no município de Manga, no extremo Norte de Minas.
A menos de três semanas da eleição, o levantamento aponta o ex-prefeito Anastácio Guedes (PT), que comandou o município entre 2013/2016, na liderança da corrida eleitoral com 43,4% das intenções de voto, quando se considera o critério dos votos válidos – o que exclui os indecisos, brancos e nulos e não informados.
Pesquisa encomendada pelo PT mostra ex-prefeito com 43,4% no critério votos válidos, seguido pelo prefeito Quinquinhas (28,1%), em empate técnico com o estreante Carlitão (23,4%)
Em segundo lugar, e pelo mesmo critério, aparece o atual prefeito Quinquinhas de Quinca de Otílio, o Joaquim do Posto (PSD), que busca se reeleger para o que pode ser seu quarto mandato no município, com 28,1% das preferências do eleitor.
Ainda segundo o Instituto Veredas, empresa estreante no ramo de pesquisas, com sede em Montes Claros, o terceiro colocado nas intenções de voto na corrida eleitoral em Manga é o agropecuarista Carlito José de Souza, o Carlitão (PSL), com 23,4% das intenções pelo critério dos votos válidos.
Carlitão aparece em situação de empate técnico com o prefeito Quinquinhas, considerada a margem de erro amostral informada para o levantamento que é de 5,6 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Quando se considera a opinião dos indecisos, brancos e nulos, os números são um pouco menores para todos os candidatos (veja na tabela abaixo). O ex-prefeito Anastácio segue na liderança com 40,3%, seguido por Quinquinhas (26%), Carlitão (21,7%), Luiz do Foguete (3,7%), Adailton Silva (1%), além do professor Isaias Nascimento, que não pontua. Fonte: Relatório de Pesquisa Eleitoral Instituto Veredas
Na segunda coluna, os percentuais de cada candidato, em recorte que inclui brancos e nulos, indecisos e não informados
Bem mais distante, aparecem o atual vice-prefeito Luiz Carlos Santana Caíres, o Luiz do Foguete (PDT), com 4%, e Adailton Silva, o Adailton Locutor (Patriotras), com 1,1% dos votos válidos. O candidato da Rede Sustentabilidade, o pastor e professor Isaías Nascimento não pontuou na pesquisa. Votos brancos ou nulos são 2% e os indecisos somam 4%.
A pesquisa é do tipo quantitativa e teve como contratante o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, em Belo Horizonte. O Instituto Veredas informa no relatório técnico que acompanha a pesquisa que utiliza “a metodologia de entrevistas pessoais domiciliares, com aplicação de questionário estruturado e padronizado junto a uma amostra representativa dos eleitores”.
O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 24 de outubro e divulgada na noite da terça-feira (27). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número MG-05465/2020 na quarta-feira, 21 de outubro. A responsável técnica pela pesquisa, que tem intervalo de confiança é de 95%, é a estatística Denise Nogueira Magri Mendes.
A amostra do Instituto Veredas ouviu 300 eleitores para entrevistas que levam em conta o critério de cotas, calculadas na proporção de gênero, faixa etária e grau de instrução, além da renda familiar.
O plano amostral da pesquisa informa cobertura nas principais áreas geográficas do município, com respondentes do sexo masculino (51%) e feminino (49%). Ainda segundo o Veredas, o compliance para checagem das amostras é realizado em 20% dos questionários aplicados durante a consulta aos eleitores.
REJEIÇÃO
O levantamento também perguntou ao eleitor em quem ele não votaria sob nenhuma condição. Por esse critério, o campeão de rejeição é o candidato Adailton Locutor (33,49%), seguido de perto pelo prefeito Quinquinhas de Quinca de Otílio (32,55%) e Anastácio Guedes, um pouco mais distante (18,40%).
A rejeição do estreante Carlitão é baixa (6,60%), mas ainda assim superior à de Luiz do Foguete (5,19%) e do professor Izaias Nascimento (3,77%).
UMA RÁPIDA ANÁLISE
A divulgação de uma pesquisa contratada pelo PT e com números consolidados para o ex-prefeito Anastácio tem potencial para provocar questinamentos e a subsequente corrida em busca da virada nas próximas duas semanas pelos concorrentes mais próximos, a saber, o prefeito Quinquinhas e o entrante Carlitão.
A idoneidade do levantamento certamente será questionada, mas seu registro formal na Justiça Eleitoral atende a todos os requisitos para a publicização previstos na legislação eleitoral. Por isso o site optou por divulgar o resultado.
Os detratores da pesquisa do Veredas podem ter como insumo para questionar o resultado em razão da margem de erro bastante elástica utilizada, de 5,6 pontos. Consultado sobre o assunto, o Instituto diz que o número está dentro do cálculo estatístico utilizado em suas amostras. Outro ponto que deve ser utilizado para desqualificar a amostra é o baixo número de indecisos (4%) e dos que não sabem ou não opinaram (2%).
Esse intervalo coloca o ex-prefeito Anastácio com quase metade dos votos válidos no melhor cenário e fora do alcance do seu principal concorrente, o prefeito Quinquinhas, que teto da margem alcançaria 33,7% dos votos válidos, número inferior ao piso do petista, que tem piso estimado em 37,8%.
O fato de que as três principais campanhas parecem ter chegado a um estágio de polarização justificaria essa leitura, mas de resto o choro é livre e os demais candidatos podem trazer seus números para a luz do sol com o registro na Justiça Eleitoral das suas próximas pesquisas.
DATA CARREATA
Além de trazer o petista Anastácio fora do alcance dos seus proncipais concorrentes, a amostra do Instituto Veredas também traz boas notícias para o candidato Carlitão Oliveira.
O bolsonarista entrou na sucessão local de última hora, mas demonstra crescimento expressivo após um mês e pouco em campanha, ao aparecer em empate técnico com o prefeito Quinquinha – considerada a margem de erro elástica, vale repetir, da pesquisa.
Qualquer pesquisa nestas eleições da pandemia será igualmente contestada porque os políticos passaram a adotar o ‘data carreata’ como dado confiável para mensurar suas chances na disputa municipal. No sertão, não tem Datafolha, tem Datacarreata.
Em Manga, as campanhas dos candidatos Carlitão e Quinquinhas se jactam de ter realizado as maiores carreatas da história do municípios nos dois últimos finais de semana – respectivamente. Vale a percepção do eleitor e não a base científica que toda pesquisa tem – ou deveria ter. O site publica a pesquisa após minuciosa apuração sobre sua regularidade. Vale aqui o entendimento do latim “Ne nuntium necare”, ou ‘não matem o mensageiro’, que não tem responsabilidade sobre o conteúdo da pesquisa.
Sem prejuízo de que outros candidatos também façam suas pesquisas até o dia da eleição. Amostras com o registro oficial no TSE, também serão publicadas aqui neste espaço – se e caso o contratante repassar ao site o seu resultado.
Compartilhe: