DECEMBER 9, 2022



UFMG em Montes Claros participa de atividade da COP30

Diálogo Autogestionado do Balanço Ético Global será realizado nesta quinta-feira

cop 30

Nesta quinta-feira (9/10), às 19h, na sala 32 do CAAD, será realizado no campus Montes Claros, um Diálogo Autogestionado do Balanço Ético Global da COP30. O evento busca articular reflexões locais e regionais com o mutirão global de diálogos da COP30, promovendo uma instância ética e deliberativa que integra ciência, sociedade e território. O evento é uma iniciativa de acadêmicos do Programa de Pós-Graduação associado UFMG/Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT) Tamires Nunes, Maria Clara Teixeira e o Guilherme Queiroz.
Tamires, que qualificou o projeto de mestrado neste ano, foi quem teve a ideia.

A pesquisa dela está ligada à agenda 2030, mais especificamente ao ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis. “Desde então estou acompanhando todas as noticias sobre a COP30. Assistindo a uma live da organização do evento ouvi sobre esse chamado de participação social por meio desta metologia de dialogo autogestionado do Balanço Ético Global. Daí falei sobre isso em uma reunião dos bolsistas do PPGSAT e a ideia foi “validada”, mais dois colegas se colocaram a disposição para essa articulação, a Maria Clara Teixeira e o Guilherme Queiroz. Juntos estamos tentando promover essa articulação, pois acreditamos na importância desse debate global ocorrer aqui na nossa universidade, no nosso território”, explica.

Tamires Nunes destaca ainda a importância desta iniciativa. “Esse evento busca articular reflexões locais e regionais com o mutirão global de diálogos da COP30, promovendo uma instância ética e deliberativa que integra ciência, sociedade e território. Ao sediar esse diálogo, o campus Montes Claros da UFMG reafirma sua missão de ser um ponto de convergência entre a produção de conhecimento acadêmico, o engajamento comunitário e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Nosso objetivo é promover um diálogo autogestionado que integre a comunidade acadêmica e parceiros territoriais do campus Montes Claros da UFMG ao Balanço Ético Global proposto pela secretaria da COP30, conectando saberes locais às contribuições globais da COP30”.

Sobre a Roda de Conversa

A realização do Diálogo Autogestionado seguirá integralmente as diretrizes metodológicas estabelecidas no manual oficial do Balanço Ético Global (BEG), publicado pela Comissão Organizadora da COP30. Este documento será utilizado como referência orientadora em todas as etapas de execução, garantindo a fidelidade ao processo internacional e a integração dos resultados ao mutirão global.
O evento será aberto à diversidade de participantes, contemplando:
• Estudantes de graduação, mestrado e doutorado;
• Professores e pesquisadores;
• Representantes da sociedade civil e parceiros territoriais.
A pluralidade do público é central, pois atende à premissa do BEG de reunir diferentes vozes, experiências e perspectivas para refletir sobre a crise climática.

Sobre os Diálogos Autogestionados do BEG

Inspirado no processo do Balanço Global do Acordo de Paris, o Balanço Ético Global (BEG) propõe uma escuta coletiva e profunda sobre os dilemas morais e civilizatórios que a crise climática impõe à humanidade. Mais do que uma análise técnica, o BEG convida lideranças religiosas, artistas, povos indígenas e comunidades locais, jovens, cientistas, empresários, mulheres, ativistas e formuladores de políticas das seis regiões continentais do planeta a refletirem sobre os valores, comportamentos e responsabilidades que precisam ser transformados para que os compromissos assumidos nas Conferências do Clima da ONU se tornem realidade.


O BEG é liderado pelo Círculo do Balanço Ético da Presidência da COP30, constituído pelo Presidente do Brasil e pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, com apoio da Presidência da República, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria-Geral da ONU para Ação Climática e Transição Justa. Seu objetivo é levar à 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) uma síntese ética, diversa e sensível das contribuições da sociedade civil para fortalecer o compromisso global com a ação climática.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bem-Estar e Sustentabilidade Curso Educação Montes Claros Norte de Minas

Pesquisa da Unimontes em Destaque na África

Costumes Desenvolvimento regional Direitos Humanos Educação

Município seleciona projetos de defesa dos direitos das crianças

Agricultura Agroindústria Agronegócio Bem-Estar e Sustentabilidade Educação Geral Montes Claros Norte de Minas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Produção Vegetal da UFMG em Montes Claros