DECEMBER 9, 2022



31ª SIPAT e 2ª SIPATMA HDG reforçam integração entre saúde mental, segurança e sustentabilidade

Com grande adesão dos colaboradores, a SIPAT e SIPATMA 2025 reafirmaram o compromisso da Fundação Dilson Godinho com a valorização da vida, a cultura de segurança e a responsabilidade ambiental.

HDG

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho, mantenedora do Hospital Dilson Godinho (HDG), promoveu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro a 31ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA).
O evento, realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), trouxe como tema central: “Saúde mental e segurança ocupacional — equilíbrio emocional também é proteção no trabalho”.
A programação foi marcada por dinâmicas interativas, atividades educativas e ações voltadas ao autocuidado, buscando sensibilizar os colaboradores sobre a importância de manter o equilíbrio emocional como parte essencial da prevenção de acidentes e da promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.
Além do foco na saúde mental e segurança ocupacional, a semana também destacou a pauta ambiental. Uma das ações mais simbólicas foi a doação de mudas de plantas nativas, como incentivo à arborização, à preservação dos recursos naturais e ao fortalecimento do compromisso coletivo com práticas sustentáveis.
Para Samuel de Carvalho Barbosa, engenheiro ambiental, coordenador do SESMT e um dos responsáveis pela organização, o evento amplia a visão sobre a segurança no trabalho.
“Acreditamos que segurança no trabalho vai muito além do uso de equipamentos de proteção. O equilíbrio emocional é um pilar fundamental para a saúde e a produtividade dos colaboradores. Quando o trabalhador está bem consigo mesmo, ele se protege mais e protege também seus colegas. Além disso, incluir a pauta ambiental em nossa semana é reforçar que a preservação da vida começa pelo cuidado com o planeta”, afirmou Barbosa.
A presidente da CIPA, Raquel Amancio, reforçou o papel da comissão na construção de ambientes mais seguros e saudáveis. “A CIPA desempenha um papel fundamental na identificação de riscos, na proposição de medidas preventivas e na promoção da saúde e da segurança. Nossa missão é alinhar o ambiente de trabalho com a preservação da vida e do bem-estar do trabalhador”, destacou.
O diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, também destacou a importância das ações. “Nossa prioridade é cuidar das pessoas em todos os aspectos — físico, emocional e social. A SIPAT e a SIPATMA são oportunidades valiosas para reforçarmos a cultura de segurança, o bem-estar dos nossos colaboradores e a responsabilidade com o meio ambiente. Investir na saúde mental e na sustentabilidade é investir na vida e na qualidade do trabalho que prestamos à comunidade”, ponderou Leone.
Com grande adesão dos colaboradores, a SIPAT e SIPATMA 2025 reafirmaram o compromisso da Fundação Dilson Godinho com a valorização da vida, a cultura de segurança e a responsabilidade ambiental.
O evento mostrou que a prevenção é uma construção coletiva, feita com diálogo, educação e ações práticas, fortalecendo a integração entre saúde emocional, segurança ocupacional e sustentabilidade.
Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bem-Estar e Sustentabilidade Curso Educação Montes Claros Norte de Minas

Pesquisa da Unimontes em Destaque na África

Direito do consumidor Entretenimento Geral Minas Gerais Montes Claros Trabalho

Circo do Noel inaugura o Natal do Montes Claros Shopping com música e encantamento

Geral INFRAESTRUTURA Inovação & Tecnologia Montes Claros Norte de Minas

Governo de Minas completa implantação do Sei!MG Municípios em dez cidades

Montes Claros Norte de Minas Seguranca Pública Sociedade

Governo de Minas divulga novas datas das audiências públicas da concessão rodoviária do Lote Noroeste