Nesta terça-feira, 27 de maio, Engenheiro Navarro, no Norte de Minas, recebeu um gesto de acolhimento: a entrega de 146 cartões humanitários da Campanha SOS Águas, uma ação do Servas que busca apoiar famílias profundamente afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado. A primeira-dama de Minas Gerais e presidente do Servas, Christiana Renault, realizou pessoalmente as entregas, acompanhada por autoridades locais e representantes das instituições parceiras.
“Seguimos comprometidos em chegar a cada família afetada. A campanha é viva, em constante evolução, e precisa da união de todos para seguir avançando”, disse Christiana Renault.
Cada cartão representa mais do que um valor financeiro — R$ 759,00, equivalente a meio salário mínimo —, ele simboliza a chance de recomeço e a possibilidade de adquirir itens indispensáveis, como alimentos, produtos de higiene e material de limpeza. “O cartão tem a vantagem de entregar a vocês a oportunidade de comprar o que vocês precisam em razão das intempéries que aconteceram. Vocês podem comprar aquilo que seja de sua escolha. Além disso, o comércio local é movimentado através do uso do cartão”, reforçou.
Essa iniciativa faz parte de um esforço coletivo de apoio humanitário às comunidades atingidas, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). A seleção das famílias ocorre com base no Cadastro Único (CadÚnico), garantindo que quem mais precisa seja atendido, com toda a dignidade e respeito, em uma entrega feita de forma segura e presencial.
Mais famílias acolhidas
Além de Engenheiro Navarro, a Campanha SOS Águas segue seu caminho solidário nos dias 27 e 28 de maio, com a entrega de mais 668 cartões nos municípios de Malacacheta, Botumirim e Espinosa. Assim, a campanha encerra o segundo ciclo de distribuição, levando alívio e esperança a mais de 2.010 famílias em situação de vulnerabilidade social, graças às doações e parcerias que tornam esse trabalho possível.
Uma rede que não para de crescer
A Campanha SOS Águas, promovida pelo Servas, é construída a muitas mãos, contando com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), da CEDEC e de várias instituições parceiras.
“Juntos, seguimos mobilizados em todo o estado para levar amparo e dignidade às famílias impactadas por eventos climáticos extremos, como enchentes e estiagens”, reforça Christiana Renault.
A campanha continua ativa até setembro de 2025 e já identificou mais de 370 famílias que aguardam o próximo ciclo de atendimento. Além disso, está sendo ampliada para alcançar também regiões afetadas pela seca, num esforço contínuo de mapear e atender quem mais precisa.
Junte-se a Campanha SOS Águas
O Servas convida todas as pessoas e instituições a se somarem a essa rede de solidariedade. Não existe contribuição pequena — cada gesto, cada doação, fortalece essa missão de acolher, cuidar e transformar vidas.
Compartilhe:
