OPORTUNISMO E 251
Que o projeto de concessão da BR-251 pode e deve ser melhorado, disso não há a menor dúvida. Porém, quando certas lideranças políticas tentam transformar essa questão em um “cavalo de batalha” contra o governo Lula, a incoerência e o oportunismo falam mais alto. O problema da BR-251 é muito antigo — trata-se de uma estrada problemática há pelo menos 29 anos (tempo que tenho de jornalismo). Passou por todos os governos nesse período, inclusive os dois mandatos de Lula e o de Dilma, mas também pelos de Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
OPORTUNISMO E 251 II
O primeiro governo, em todo esse tempo, que de fato está encaminhando uma solução para a rodovia — propondo sua concessão com duplicação de um trecho, implantação de terceira faixa nos trechos não duplicados, além de segurança e socorro 24 horas — é o atual governo Lula. Mais uma vez: o projeto pode e deve ser aprimorado. No entanto, não se via, por parte de certos políticos, a mesma indignação quando sequer existia alguma proposta concreta em governos anteriores — ou diante da precária situação de algumas estradas estaduais que cortam o Norte de Minas, algumas delas em estado ainda pior que a própria BR-251. Certo está o CIMAMS, que promoveu um ato apartidário em defesa de melhorias no projeto. O presidente Tampinha tem tido o cuidado de afastar motivações eleitorais de uma pauta tão importante.
JURAMENTO EM CRISE
Leio nas redes sociais do blogueiro Alexandre Guerreiro que a prefeita de Juramento, Marlene de Venâncio (União Brasil), rompeu com seu vice, Diu Costa, e que o motivo seria o fato de ele ser do PT e apoiar candidatos do partido nas eleições de deputado do ano que vem. O tempo dirá se a decisão foi ou não acertada. Em 2022, nas eleições presidenciais, Lula (PT) teve cerca de 70% dos votos válidos em Juramento no segundo turno, contra 30% de Bolsonaro (PL). Essa ruptura pode impactar negativamente no envio de emendas parlamentares dos deputados apoiados por Diu Costa (Ricardo Campos, estadual, e Paulo Guedes, federal) à Prefeitura de Juramento, com possível redirecionamento para associações indicadas pelo vice-prefeito.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Algo que sempre cobrei finalmente está sendo colocado em prática pela MCTrans e merece nosso reconhecimento. A empresa municipal está promovendo atividades de educação no trânsito, com palestras e ações em frente às escolas. Mais do que multar, a MCTrans precisa educar a população para um trânsito melhor e mais humano em Montes Claros — uma cidade que não foi projetada para o enorme fluxo de veículos e pedestres que vemos hoje. Que as ações educativas não parem e, mais do que isso, sejam intensificadas.
TODO MUNDO QUER O SENADO
A todo momento surge um novo nome como pretendente ao Senado Federal por Minas Gerais. O curioso é que grande parte desses nomes não tem a menor chance de se eleger. Em 2026, cada estado terá direito a duas vagas. Uma delas, em Minas, deve ser ocupada pelo governador Romeu Zema, que vai se desincompatibilizar em março do ano que vem para tentar ser candidato à Presidência ou à Vice-Presidência — embora haja uma forte tendência de que dispute mesmo o Senado, onde teria chances mais concretas, já que a composição de uma chapa presidencial passa por articulações complexas dentro da direita e extrema-direita.
FALE COM A COLUNA
Quer receber as principais notícias em primeira mão? Entre na nossa lista de transmissão no WhatsApp: é só enviar uma mensagem para (38) 99865-5654.
Acompanhe também nosso trabalho no Instagram: @pecealmeidajunior.
Obrigado e até a próxima!
Compartilhe: