DECEMBER 9, 2022

FATOS & DETALHES

Pecê almeida Júnior é jornalista e publicitário

FORA DO NOVO

O prefeito de Patos de Minas e presidente eleito da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, surpreendeu o mundo político ao anunciar sua desfiliação do Partido Novo, do governador Romeu Zema. Oficialmente, Falcão alegou que precisa estar livre para liderar prefeitos de todas as siglas à frente da AMM. Extraoficialmente, aliados afirmam que ele se sentiu incomodado com a suposta falta de apoio de Zema à sua candidatura à presidência da entidade.

INVERSÃO NO PL

Os deputados Cabo Júnio Amaral (federal) e Caporezzo (estadual), ambos do PL e votados no Norte de Minas, devem trocar de posição nas eleições de 2026. Amaral será candidato a deputado estadual, e Caporezzo disputará vaga como deputado federal. A informação foi confirmada por Cabo Júnio em entrevista ao jornal O Tempo. Mesmo que Caporezzo consiga, como pretende, ser candidato ao Senado pelo PL (o que é pouco provável), Júnio Amaral deve mesmo disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, com o objetivo de se aproximar de Contagem, onde foi candidato a prefeito em 2024, mas foi derrotado no primeiro turno pela atual prefeita, Marília Campos (PT). A meta de Amaral é disputar novamente a prefeitura em 2028.

AGRESSÃO

A deputada federal norte-mineira Célia Xakriabá (PSOL) foi agredida por agentes da Polícia Legislativa e da Polícia Militar do Distrito Federal durante uma manifestação do Acampamento Terra Livre, em frente ao Congresso Nacional. Ao tentar entrar na Câmara dos Deputados — local de trabalho para o qual foi eleita com mais de 101 mil votos —, Célia foi atingida com gás de pimenta. Ela classificou o episódio como “mais um absurdo de racismo e violência contra os povos indígenas”. O Acampamento Terra Livre é um evento anual de mobilização em defesa dos direitos constitucionais dos povos indígenas. O Congresso alegou que os manifestantes descumpriram o perímetro estabelecido para o ato, mas a coordenação do acampamento nega essa versão.

PONTE SOBRE O SÃO FRANCISCO

O Governo de Minas publicou nesta quinta-feira (10) o edital de licitação para a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco, ligando os municípios de Manga e Matias Cardoso. A obra será financiada com recursos da Vale, como parte da compensação pelo desastre ambiental da barragem de Brumadinho, ocorrido em 2019, que resultou na morte de 272 pessoas. O valor estimado da obra é de R$ 250 milhões, e a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em até 780 dias — pouco mais de dois anos.

EXCESSO DE HOMENAGENS

Sempre foi exagerado, mas o número de homenagens na Câmara Municipal de Montes Claros atingiu níveis inéditos. A todo momento surgem convites para solenidades em homenagem a alguma pessoa ou instituição — muitas vezes sem nenhum critério real de relevância para a cidade. Com isso, homenagens que de fato mereceriam destaque acabam perdendo valor diante da banalização. Passou da hora de uma regulamentação que evite esses excessos. A homenagem deve ser reservada a ocasiões realmente significativas para a comunidade, e não para atender interesses políticos pontuais de determinados vereadores.

FALE COM A COLUNA

Quer receber as principais notícias em primeira mão? Entre na nossa lista de transmissão no WhatsApp: é só enviar uma mensagem para (38) 99865-5654.

Acompanhe também nosso trabalho no Instagram: @pecealmeidajunior.

Obrigado e até a próxima!

Compartilhe: