DECEMBER 9, 2022

25ª edição do Comida di Buteco: 21 bares disputam o título de melhor buteco da cidade a partir desta sexta-feira, (11)

A dinâmica do concurso segue o formato que consagrou o CdB em todo o país: o público e jurados visitam os estabelecimentos participantes e avaliam quatro quesitos — sabor do petisco (com peso de 70% na nota final), atendimento, higiene e temperatura das bebidas (cada um com 10%).

Nesta sexta-feira, 11 de abril, teve início a 25ª edição do Concurso Comida di Buteco, um dos mais tradicionais e queridos concursos gastronômicos do Brasil. Em Montes Claros, o evento reúne 21 bares que, até o dia 5 de maio, prometem oferecer aos clientes uma verdadeira imersão nos sabores, criatividade e cultura do buteco raiz.

Segundo Isadora Salazar, coordenadora em Minas Gerais do Comida di Buteco, a força do concurso está justamente na sua capacidade de conectar pessoas, sabores e histórias.

“O Comida di Buteco vai muito além da gastronomia. Ele fortalece a cultura do buteco como espaço de convivência e resistência, movimenta a economia local e revela talentos incríveis. Montes Claros é uma das praças mais apaixonadas pelo concurso, e a cada ano vemos os bares se superando em criatividade e sabor”, destaca.

Dinâmica do CdB

A dinâmica do concurso segue o formato que consagrou o CdB em todo o país: o público e jurados visitam os estabelecimentos participantes e avaliam quatro quesitos — sabor do petisco (com peso de 70% na nota final), atendimento, higiene e temperatura das bebidas (cada um com 10%).

O resultado é definido com 50% dos votos do público e 50% dos jurados. Toda a apuração é auditada por uma empresa especializada, garantindo imparcialidade e transparência no processo.

Mais do que um concurso, o Comida di Buteco proporciona uma deliciosa experiência gastronômica e afetiva, movimentando a economia local e valorizando os pequenos negócios e a cozinha popular.

Em Montes Claros, já são 17 edições e uma galeria de 12 campeões diferentes que marcaram história com seus tira-gostos: Bendita Espeteria (bicampeã em 2024 e 2022); Jiló Butiquim (2023); Thom Bar (tricampeão em 2021, 2014 e 2012); Carrancas Mercado (2019); Estação 23 (2018); Kina do Caipirão (2017); Universo do Beiju (2016); Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo (tricampeão em 2005, 2006 e 2010); Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e Bar do Divino (2007).

Agora, os holofotes estão novamente voltados para os balcões e panelas dos butecos montes-clarenses. Quem será o grande vencedor de 2025? Só depende da sua visita e do seu voto!

Lista participantes

611 House Bar – “BOLINHO DE MANI” – Bolinho de mandioca e carne seca com molho a base de abacaxi com rapadura.

Bar do Kal – “MANDIOCA IN RABADA” – Rabada bovina cozida com mandioca, com temperos sertanejos, servida com farofa de baru e banana.

Bar do Soró – “COSTELINHA BRONZEADA” – Costelinha de porco cozida ao molho barbecue acompanhada de farofa com banana e bacon.

Bar do Thom – “PARABÉNS PRA VOCÊ NESSA GOSTOSURA QUERIDA!” – Costelinha suína assada e frita empanada com panko sobre cama de purê de banana da terra, bacon e rapadura.

Bendita Espeteria – “DEU CUPIM NA BENDITA” – Cupim na cerveja preta e linguiça caseira frita acompanhado de batatas rústicas, servidos com vinagrete de maxixe e maionese especial.

Bom apetite Primavera Delivery – “COBERTINHO DE RAZÃO” – Purê de batata, com cubos bovino em um leve molho coberto de queijo muçarela e bacon triturado.

Cantina da Paty – “LAMPIÃO E MARIA BONITA” – Feijão branco, costelinha de porco defumada com cheiro verde, acompanhado com farofa de azeitona, milho verde e abacaxi.

Carrancas Grill – “GUISADO DO MESTRE ZANZA” – Guisado de carne de porco com legumes.

Delícias do Crepe – “PRESENTE MINEIRO UAI” – Porção de bolinhos de carne com três tipos de queijos: muçarela, minas e provolone.

Kentura 2 – “BOLINHO DE MANDIOCA COM COSTELA” – Bolinho de mandioca recheado com costela bovina desfiada.

Lenna no Fogão – “SUPREMO DE FRANGO AO CREME DE MILHO” – Peito de frango, recheado com provolone e bacon, acompanhado de creme de milho.

Lopes Bistrô – “SINHÁ DONA” – Pastel de costela bovina cremosa com creme de requeijão do norte, queijo coalho, azeitonas pretas, queijo. Acompanha molho catalão e pesto de agrião.

Mandacaru – SER-TÃO-GOSTOSO – Linguiça suína caseira acebolada com mandioquinha frita, tomate e geleia de goiabada com pimenta.

Moc Sabor – “CANAPÉ E CAIPIRINHA” – Canapé de mandioca e queijo minas curado, recheado com costela prime rib defumada e desfiada e Crispy de Couve. Acompanha geleia artesanal de pimenta biquinho e um docinho de caipirinha.

Nobre’s Bar – “MOELA DI BUTECO” – Moela de frango temperada e muito bem cozida em seguida: fritada no azeite junto à cebola, pimentão, orégano e demais condimentos.

Pé de Cana – “PÃO DE ALHO COM SABOR DE CHURRASCO” – Pão de alho com costela e molho defumado.

Petisco de Ouro – “URRETADA” – Linguiça caseira de pernil suíno com provolone com uma base de requeijão e coberta com queijo minas e muçarela maçaricado. Acompanha pimenta da casa.

São Bento Espetaria – “CANAPÉ DE MANDIOCA COM RAGU DE COSTELA” – Mandioca cozida com manteiga, amassada e frita. Em cima do canapé de mandioca, costela desfiada e crispy de couve.

Uai Fai Bar MOC – “TREM BÃO DEMAIS, UAI” – Bolinho de carne seca desfiada com pequi e queijo muçarela, acompanhado de geleia de pimenta.

Villa Espetaria – “OURIÇO” – Bolinho de cupim recheado com catupiry, acompanha molho agridoce da casa e vinagrete.

War Pigs Rock Bar – “FESTA NO PRATO” – Mix de festa: maçã de peito, pernil macerado com bacon, sanduichinhos de tomate com manjericão, batatinhas salteadas com alho frito e cheddar, bolinho de arroz e um potinho de geleia picante de goiabada com pimenta dedo-de-moça.

Compartilhe: