Na manhã desta quinta-feira (09/01), a Santa Casa de Montes Claros realizou uma coletiva de imprensa para atualizar o estado de saúde do ex-prefeito Humberto Souto, a pedido da família. O médico intensivista e chefe do Centro de Terapia Intensiva (CTI), Sílvio Leonardo, informou que Humberto Souto está consciente e estável, respira espontaneamente, tem movimentos e, apesar de ainda estar traqueostomizado nesta semana para facilitar a reabilitação e a respiração, interage, manifesta emoções e será transferido para Brasília (DF) para reabilitação neurológica, a pedido da família.
“Humberto Souto tem plenas condições de ser transferido, pois apresenta um estado estável. A transferência será para o Hospital Sírio-Libanês, que é referência em reabilitação, assim que for possível”, informou Sílvio Leonardo.
O médico completou que a Santa Casa procedeu com todo o tratamento e os procedimentos que são realizados nos melhores centros de saúde do país e que o paciente poderá ser transferido ainda nesta sexta-feira (10) para o hospital de referência.
Cuidados específicos para a transferência
A transferência do paciente será realizada assim que o leito for liberado em Brasília, por meio de transporte aeromédico, como explicou o médico hemodinamicista Daniel Ramos. “O Samu vai colaborar com essa ação. O paciente sairá do hospital numa ambulância de suporte avançado, com médico e enfermeiro até a aeronave, onde se encontra a equipe do aeromédico. Na maioria das vezes, a própria equipe do aeromédico acompanha o paciente desde a ambulância até o hospital.”
“O risco é mínimo. Todos os estudos nos garantem que o transporte aéreo é muito mais seguro que o transporte terrestre. E vai ter todo o apoio de uma equipe especializada para realizar esse transporte com eficácia e sucesso”, disse o médico hemodinamicista da Santa Casa.
O ex-prefeito, de 90 anos, foi internado na Santa Casa de Montes Claros na noite de domingo (22), após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.