DECEMBER 9, 2022

FATOS & DETALHES

RELATÓRIO DA CLI Foi apresentado e aprovado hoje o relatório da Comissão Legislativa de Inquérito (CLI), criada para apurar o déficit de 2,4 milhões de reais nas contas da Câmara Municipal de Montes Claros. O parecer concluiu que houve um erro orçamentário, e não desvio, não sugerindo punição a nenhum servidor da Casa ou à […]

RELATÓRIO DA CLI

Foi apresentado e aprovado hoje o relatório da Comissão Legislativa de Inquérito (CLI), criada para apurar o déficit de 2,4 milhões de reais nas contas da Câmara Municipal de Montes Claros. O parecer concluiu que houve um erro orçamentário, e não desvio, não sugerindo punição a nenhum servidor da Casa ou à mesa diretora. Alguns vereadores reclamaram do curto prazo, cerca de 40 minutos, segundo eles, para analisar o relatório antes da votação.  

RELATÓRIO DA CLI II  

Durante a coletiva de imprensa convocada para a apresentação do relatório, foi informado que as pendências financeiras estarão resolvidas até o dia 31 de dezembro, com uma sobra estimada de 4 mil reais a ser devolvida à Prefeitura. A expectativa é de que, a partir de janeiro, os salários dos servidores da Casa, que sofreram cortes de até 25% nos últimos meses, sejam normalizados, assim como o auxílio-alimentação. A votação do relatório evidenciou a atual falta de unidade na Câmara Municipal. Dos presentes, 12 vereadores votaram pela aprovação, 4 votaram contra, e 5 se abstiveram. O presidente da Casa, Júnior Martins, não vota, e o vereador Igor Dias estava ausente.  

RELATÓRIO DA CLI III  

Os vereadores que votaram a favor do parecer apresentado pela comissão – composta por Daniel Dias (presidente), Marlus do Independência (relator) e Marcos Nem – foram, além dos próprios integrantes da CLI, Aldair Fagundes, Edson Cabeleireiro, Eldair Samambaia, Maria Helena Lopes, Raimundo do INSS, Wilton Dias, Reinaldo Carrapicho, Soter Magno e Valdecy Contador. Contra o parecer votaram Ceci Protetora, Iara Pimentel, Leãozinho e Rodrigo Cadeirante. As abstenções ficaram por conta de Claudim da Prefeitura, Pastor Elair, Graça da Casa do Motor, Odair Ferreira e Bispo Stálin.  

Essa votação reflete a atual divisão interna da Câmara. Curiosamente, com exceção de Iara Pimentel e, eventualmente, Daniel Dias, todos os parlamentares mencionados integram a base da Prefeitura. Resta saber se esse clima de animosidade na Câmara influenciará a relação do Legislativo com o governo de Guilherme Guimarães, que se inicia em 1º de janeiro.  

RELATÓRIO DA CLI IV 

A vereadora Iara Pimentel informou à coluna que encaminhará uma cópia do relatório (de 12 páginas) e as 600 páginas de documentos anexos ao Ministério Público Estadual, solicitando uma investigação mais aprofundada. Ela também reforçou a necessidade de uma auditoria externa para esclarecer definitivamente os fatos. Ou seja, mesmo após a apresentação e aprovação do relatório da CLI, que isenta a atual mesa diretora e qualquer servidor específico de responsabilidade, essa história ainda deve render novos capítulos.  

ARTICULAÇÃO POLÍTICA 

Conciliar e pacificar a Câmara, ainda que atualmente não haja, coletivamente, o menorconflito direto com o Palácio da Cula Mangabeira, será uma das missões centrais daqueles que Guilherme Guimarães escolher para sua articulação política. O líder do Governo ou porta-voz da Prefeitura no Legislativo precisará ser um parlamentar com trânsito entre as duas correntes que hoje dividem a Casa. O mesmo se aplica ao futuro secretário (ou secretária) de Articulação Política. Embora a paz possa ser alcançada no futuro, hoje o clima está longe de ser natalino. Quanto mais harmonia dentro da Câmara, melhor para o Executivo. Em política, negociar no atacado é menos trabalhoso que fazê-lo no varejo.

FALE COM A COLUNA  

Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp enviando uma mensagem para (38) 99865-5654 e manifestando seu interesse. Acompanhe-nos também pelo Instagram [@pecealmeidajunior](https://www.instagram.com/pecealmeidajunior). Muito obrigado e até a próxima!

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Pecê Almeida

FATOS & DETALHES

Pecê Almeida Política

PECÊ CAST #6 ALINI BICALHO PREFEITA ELEITA DE FRANCISCO SÁ-MG

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino