SECRETARIADO DE GUILHERME
Em entrevista ao Pecê Cast, que estará disponível a partir do próximo dia 24, o prefeito eleito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União Brasil), afirmou que anunciará o secretariado de seu governo apenas no dia 1º de janeiro, quando tomará posse. Guilherme destacou que o secretariado terá um perfil 70% técnico, porém ressaltou que todos os integrantes do primeiro escalão deverão ter sensibilidade política para dialogar com a população. Várias novidades foram anunciadas pelo próximo prefeito durante a entrevista. Inscreva-se nos canais do YouTube e Spotify do Pecê Cast para acompanhar a conversa com Guilherme e diversas outras com figuras importantes do cenário regional.
REFORMA ADMINISTRATIVA
Guilherme iniciará o novo governo com uma nova estrutura administrativa, criando secretarias e subsecretarias para adaptar a máquina pública ao que ele considera ideal. A atual estrutura foi desenhada ainda no governo Ruy Muniz. Entre as secretarias que serão criadas estão a de Inovação e Projetos Especiais (que será uma secretaria horizontal, com atuação sobre as demais) e a Assessoria de Comunicação voltará a ser Secretaria, como nos governos Athos Avelino e Luiz Tadeu Leite 3, com a inclusão de uma subsecretaria de Imprensa na estrutura. A atual Secretaria de Planejamento e Gestão será dividida em duas, e a pasta de Desenvolvimento Econômico passará a se chamar Aceleração Econômica.
REFORMA ADMINISTRATIVA II
Outra novidade é a criação da Secretaria Municipal de Defesa Civil, necessária, segundo Guilherme, para atuar na prevenção de eventos provocados pelas mudanças climáticas. A Secretaria de Cultura passará a incluir também o Turismo. A Saúde contará com duas subsecretarias: Gestão Hospitalar e Atenção Básica. Na Educação, será implantada a subsecretaria de Inovação Educacional, enquanto no Desenvolvimento Social será acoplada a subsecretaria de Assistência Social. O projeto tramita na Câmara em regime de urgência e deverá ser aprovado com tranquilidade pelos vereadores.
CHAPA ÚNICA
Como a coluna anunciou com antecedência, Júnior Martins (PP) será reeleito presidente da Câmara Municipal de Montes Claros em chapa única. O vice-presidente será o vereador novato Rena de Nova Esperança (União Brasil). O relator da CLI que investiga o déficit/rombo de 2,4 milhões de reais nas contas do Legislativo, Marlus do Independência (PSD), será o primeiro-secretário, enquanto Ailton do Vilage (MDB), que retornará à Câmara, será o segundo-secretário. Um voto em branco ou abstenção é certo: o da vereadora Iara Pimentel (PT), que não tem votado nas eleições da Mesa desde que foi eleita em 2020. É possível, devido à rivalidade existente entre alguns vereadores e membros da atual direção da Câmara, que outros sigam Iara, mas nada que impeça uma vitória folgada do atual mandatário com absoluta maioria.
CIMAMS
As eleições do CIMAMS estão esquentando. O prefeito de Janaúba, Zé Aparecido (PSD), intensifica sua campanha nas redes sociais, enquanto a atual direção do consórcio se mobiliza fortemente em favor da eleição de Tampinha (União Brasil), prefeito de Curral de Dentro. O senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, estaria articulando nos bastidores em favor de seu colega de partido Zé Aparecido, inclusive ligando pessoalmente para prefeitos, segundo fonte da coluna.
FALE COM A COLUNA
Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp enviando uma mensagem para (38) 99865-5654 e manifestando seu interesse. Acompanhe-nos também pelo Instagram [@pecealmeidajunior](https://www.instagram.com/pecealmeidajunior). Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe: