JUSTA HOMENAGEM
Entre as tantas novidades que anunciou no Pecê Cast (a entrevista estará disponível nas redes a partir desta terça-feira), o reitor da Unimontes, professor Wagner Santiago, revelou, em primeira mão para este jornalista, que o anfiteatro que a Universidade vai inaugurar nos próximos meses receberá o nome de Professor José Geraldo de Freitas Drumond, ex-reitor da instituição, que ocupou o cargo entre 1988 e 2002. É uma justa homenagem a quem liderou a instituição em uma de suas fases mais vitoriosas. Fica a sugestão à Câmara Municipal e à Prefeitura de Montes Claros para que considerem também uma homenagem da cidade a José Geraldo, eternizando seu nome em algum equipamento público relevante.
ABERTO À POPULAÇÃO
O anfiteatro da Unimontes será prioritariamente destinado a atividades acadêmicas, mas, segundo o reitor, também estará aberto a apresentações culturais voltadas para a população do Norte de Minas. Embora não tenha capacidade para concertos de orquestras filarmônicas, o espaço contará com palco e demais condições para receber, por exemplo, espetáculos teatrais de nível nacional, conforme destacou Wagner Santiago. A Universidade está realizando um sonho antigo da comunidade artística montes-clarense: ter um teatro de porte, construído para esse fim. Como somos a cidade da arte e da cultura, isso não impede que também tenhamos um Teatro Municipal. Montes Claros possui artistas e público para os dois.
MINAS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO
De acordo com pesquisa do instituto Quaest, 51% dos mineiros são contra a privatização da Copasa, proposta pelo governo Zema. Outros 37% são favoráveis, 4% se declaram indiferentes e 8% não souberam ou não quiseram responder. Foram entrevistadas 1.480 pessoas no levantamento. O tema está em discussão na Assembleia Legislativa e, considerando o porte da Copasa e a importância de suas atividades — saneamento básico e fornecimento de água potável —, é uma pauta sensível que enfrenta forte resistência. Os deputados estaduais estarão sob intensa pressão. A pesquisa Quaest adiciona combustível à discussão, exigindo que o governo Zema atue em duas frentes: além de negociar com a classe política, precisará convencer a opinião pública, que majoritariamente, hoje, se opõe à ideia. Entre as propostas em pauta, também está a possibilidade de federalizar a Copasa, amortizando parte da dívida do Estado com a União.
SILVEIRA VICE
Lula poderá ter novamente um mineiro como companheiro de chapa em uma eleição presidencial, como ocorreu com José Alencar em 2002 e 2006. O nome do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está sendo cogitado como uma das opções, caso o PSD de Gilberto Kassab indique o vice na chapa de reeleição do atual presidente. Silveira representaria Minas Gerais, considerado o estado-síntese do Brasil. Contudo, a maior probabilidade é que o vice seja do MDB, preferencialmente um nome do Norte-Nordeste, para manter a força do petista nessas regiões e neutralizar o partido em São Paulo. Nesse cenário, o nome mais cotado para vice é o do atual governador do Pará, Helder Barbalho. Essa informação foi apurada pelo jornalista Guilherme Amado, do portal *Metrópoles*.
TREVO DA SION
É urgente a instalação de semáforos no Trevo da Sion, entre as avenidas Dulce Sarmento e Deputado Plínio Ribeiro. As obras realizadas pela Prefeitura de Montes Claros durante o governo Humberto Souto, que facilitaram o acesso ao Grande Independência com novas e importantes ligações asfálticas, além do grande número de oficinas mecânicas que se instalaram na região, intensificaram ainda mais o tráfego no local. O movimento, que já era intenso, tornou-se insuportável nos horários de pico. Embora o ideal fosse a construção de um elevado, a instalação de semáforos seria uma solução rápida e economicamente viável, trazendo alívio imediato ao trânsito.
FALE COM A COLUNA
Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp enviando uma mensagem para (38) 99865-5654 e manifestando seu interesse. Acompanhe-nos também pelo Instagram [@pecealmeidajunior](https://www.instagram.com/pecealmeidajunior). Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe: