DANILO PROCURADOR
Assim que publiquei a nota informando que havia grande movimentação nos bastidores políticos sobre a possibilidade de Danilo Oliveira, assessor do deputado Marcelo Freitas (União Brasil), assumir, ainda que de forma temporária, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros no governo Guilherme Guimarães (União Brasil), fontes com bom trânsito na administração me contataram. Disseram que o nome de Danilo está sendo cogitado para a Procuradoria Geral do Município. Não sei ao certo qual é a relação profissional entre Danilo e o atual procurador-geral e vice-prefeito eleito, Otávio Rocha (PP), mas acredito que essa decisão passará pelo crivo de Otávio.
DANILO PROCURADOR II
Ainda sobre a Procuradoria, um nome que, caso aceite, deverá integrar a equipe de Guilherme e Otávio nessa área é o do advogado Anderson Carvalho. Anderson atua junto à dupla desde, pelo menos, a gestão de Athos Avelino. Em 2005, ele e Otávio Rocha eram procuradores-adjuntos do Município, enquanto o então procurador-geral era Otávio Neiva de Melo Franco. Mais tarde, voltaram a trabalhar juntos no governo Humberto Souto. Anderson deixou a administração para se dedicar, além de seu escritório, a uma empresa na área de energia solar. Trata-se de um advogado experiente em gestão pública, já testado, e próximo tanto de Otávio Rocha quanto de Guilherme Guimarães, que também foi secretário nas gestões de Athos e Humberto. Vale ficar atento a este nome.
INAUGURAÇÃO CIMAMS
Nesta terça-feira (10), às 8 horas, serão inaugurados o Centro de Convenções do Norte de Minas e a sede própria do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Área Mineira da Sudene (CIMAMS). Os dois equipamentos funcionarão em área contígua à nova sede da Prefeitura de Montes Claros, na Avenida Governador Magalhães Pinto. A inauguração marca o encerramento do mandato do prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá (Avante), à frente do CIMAMS, e é também um ato de apoio ao prefeito de Curral de Dentro, Tampinha (União Brasil), candidato do grupo situacionista à presidência do consórcio. Amanhã, portanto, os bastidores deverão falar mais alto que os discursos oficiais.
OUTROS HOMENAGEADOS
Na coluna anterior, mencionei a Medalha Matias Cardoso recebida pelo presidente da CDL Montes Claros, Ernandes Batata, no último domingo (8). Como não tinha a lista completa de homenageados, deixei de citar outras importantes figuras que também foram agraciadas, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeuzinho (MDB); Antônio Fabrício, ministro do Tribunal Superior do Trabalho; desembargador Bruno Terra Dias; e o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Fellipe Leal, entre outros. Entre as mulheres homenageadas com a Medalha Maria da Cruz, estavam a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL); a promotora de Justiça Raquel Batista Rocha Machado; e a professora do Departamento de Economia da Unimontes, Luciana Costa Cordeiro. Todos são nomes relevantes para o Gerais que, no fim das contas, é o grande homenageado da data.
MUDANÇA NAS ELEIÇÕES
O deputado federal Patrus Ananias (PT) apresentou um projeto de lei para modernizar o processo eleitoral brasileiro. Entre as propostas está a possibilidade de utilizar o termo “candidato” e expressões similares sem que isso configure campanha antecipada, desde que não haja pedido explícito de votos. Além de oferecer maior segurança jurídica aos candidatos, que atualmente devem ser chamados de pré-candidatos antes do início oficial da campanha, a mudança, segundo o deputado, ampliaria o debate público sobre a importante decisão de escolha dos representantes para cargos eletivos.
FALE COM A COLUNA
Para participar da nossa lista de transmissão e receber a coluna em primeira mão, salve o número (38) 99865-5654 e envie uma mensagem manifestando seu interesse. Acompanhe-nos também pelo Instagram [@pecealmeidajunior](https://www.instagram.com/pecealmeidajunior). Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe: