IARA PIMENTEL
Já está disponível nos canais do Pecê Cast no YouTube e no Spotify a entrevista completa com a vereadora Iara Pimentel (PT). Ela fala sobre a polêmica do rombo de 2,4 milhões nas contas da Câmara Municipal de Montes Claros, sobre sua carreira política até aqui e os planos para o futuro. Uma conversa franca. Iara é a única vereadora de oposição de toda a Câmara e analisa, dessa perspectiva, seu relacionamento tanto com o atual prefeito Humberto Souto (sem partido) quanto com o futuro prefeito Guilherme Guimarães (União Brasil).
DISPUTA NO PL
Conforme a coluna adiantou na terça-feira (3), Tadeuzinho (MDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa na quarta. Disse naquela nota que só havia dúvida em relação ao nome que o PL indicaria para ocupar a primeira-secretaria. A ala mais radical do partido, composta pelos deputados chamados de bolsonaristas-raiz, pediu, um dia antes da eleição, a saída de Gustavo Santana da liderança do PL na Assembleia. Ele reagiu exigindo, em troca, a indicação do partido para a primeira-secretaria no lugar de Antônio Carlos Arantes. O clima esquentou e a decisão foi para uma votação interna na bancada. Santana venceu Arantes por 6 a 5, evidenciando um racha no PL no âmbito da Assembleia.
DISPUTA NO PL II
Gustavo Santana é filho do ex-deputado federal José Santana de Vasconcelos, muito conhecido no Norte de Minas. Ambos estão no PL desde muito antes do ingresso de Bolsonaro e sua trupe. Os deputados mais radicais do partido queriam que Gustavo defendesse pautas mais ideológicas e alinhadas com a extrema-direita no exercício de sua liderança partidária na Assembleia. Como ele não atendia a esse pleito, pressionaram por sua saída, mas, experiente, Santana acabou “caindo pra cima”. A primeira-secretaria é, depois da presidência, a vaga mais disputada na mesa diretora da Assembleia. Seu titular é uma espécie de prefeito da casa, sendo ele o responsável pelo dia a dia administrativo, o que lhe dá muito poder e influência sobre os demais parlamentares.
MARLUS: COM OU SEM INDEPENDÊNCIA?
O vereador Marlus do Independência (PSD) fez um inflamado discurso na terça-feira na Câmara Municipal de Montes Claros contra os manifestantes que, mais uma vez, cobravam explicações sobre o rombo de 2,4 milhões de reais nas contas do legislativo. Sem entrar no mérito do pronunciamento, que comparou duas execuções orçamentárias totalmente distintas — que são a da União e a de uma Câmara Municipal, que administra um duodécimo repassado pela Prefeitura e não depende de arrecadação flutuante para fazê-lo —, não obstante o abismo de complexidade entre uma coisa e outra, o discurso caloroso abriu um questionamento: terá Marlus real independência para ser o relator da CLI aberta para apurar o caso, já que ele praticamente deixou claro qual é o seu posicionamento sobre o tema, ainda na alvorada das investigações? Seria necessário trocar o relator? Com a palavra, os senhores e senhoras vereadores.
DIFERENÇAS
Em quase 30 anos de profissão, completarei em 2026, nunca recebi um único processo por falha ética ou algo parecido no meu exercício da atividade de jornalista, mesmo tendo atuado, a maior parte desse tempo na crônica política e, pior, de opinião. Sempre tive convivência respeitosa com políticos de todas as tendências. Com a minha volta ao noticiário diário, tenho percebido que algumas pessoas ficam assustadas, talvez mal acostumadas com isso, com um jornalismo mais independente, menos declaratórioe não necessariamente alinhado a um eixo dominante. Surgiram, nos últimos anos, Brasil e mundo afora, muitas pessoas que se apresentam como jornalistas e só fazem mal à nossa profissão, ao ponto de se permitirem, talvez por sobrevivência, atuar como instrumentos de ataques que a amplitude das redes sociais favorece, sem levar em conta, por desconhecerem, qualquer manual básico de comunicação social. Críticas fazem parte do jornalismo opinativo, mas às condutas, nunca às pessoas. Não misturo, nunca misturei e não misturarei, se Deus assim me permitir, alhos e bugalhos. Minha laia não é essa. A quem interessar possa, tranquilos fiquem!
FALE COM A COLUNA
Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp enviando uma mensagem para (38) 99865-5654 e manifestando seu interesse. Acompanhe-nos também pelo Instagram @pecealmeidajunior. Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe: