DECEMBER 9, 2022


Associação dos Criadores de Gado de Corte é reativada em Montes Claros

Dados apresentados sobre o setor pecuário de Minas Gerais ressaltaram a relevância da pecuária bovina na economia local, sendo o terceiro maior setor do agronegócio no Brasil

Foto: Divulgação

A Associação dos Criadores de Gado de Corte do Norte de Minas (ACGC), foi reativada e teve a primeira reunião realizada na sede da Sociedade Rural de Montes Claros. No encontro, foram abordados importantes passos para a reativação e fortalecimento da entidade, além da necessidade de alternância na liderança para fomentar inovações.
Sob a Presidência de José Moacyr Basso, a ACGC busca revitalizar as atividades, contando com o apoio logístico da Sociedade Rural, que disponibilizou espaço e secretariado.

A nova diretoria da ACGC foi oficialmente composta, com a presença de Álvaro Veloso como vice-presidente e Rodolpho Rebello como primeiro secretário. Segundo Secretário: Durval Junior; Primeiro Tesoureiro: Norberto Antônio de Assis; Segundo Tesoureiro: Paulo Bina; Conselho Fiscal: João Gustavo, José Luiz Maia, Oswaldo Miranda; e Suplentes: Rômulo L’Abatte, Silene Barreto e Fernando Moura.

“Entre as estratégias discutidas, destacaram-se as negociações de preço e vendas conjuntas, além da apresentação de uma ferramenta de análise de dados, que promete ajudar os produtores a tomar decisões mais informadas. A formalização de processos de venda e compra coletivos é um dos principais objetivos. A rastreabilidade também chamou a atenção dos produtores, especialmente em um cenário onde os frigoríficos não oferecem compensação financeira adequada”, explicou José Moacyr.

O presidente da Rural, José Henrique Veloso, destacou a importância de integrar produtores de diferentes portes para maximizar resultados nas negociações.Alexandre Rocha, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e da Comissão de Pecuária de Corte da FAEMG, disse ser importante até replicar essa iniciativa para outras regiões do Estado.

Dados apresentados sobre o setor pecuário de Minas Gerais ressaltaram a relevância da pecuária bovina na economia local, sendo o terceiro maior setor do agronegócio no Brasil. O fortalecimento de parcerias com a FAEMG e a CNA foi proposto para aumentar a influência da ACGC.

Entre as deliberações, ficou decidido organizar a adesão de novos sócios, desenvolver estratégias de vendas conjuntas, formalizar o sistema de fragmentação de vendas e buscar um convênio com o IMA para acesso a informações detalhadas sobre as GTAs.

O presidente José Moacyr encerrou a reunião agradecendo a presença de todos e reafirmando o compromisso de consolidar a ACGC como um pilar do agronegócio no Norte de Minas. Estavam presentes também o vice-prefeito Guilherme Guimarães e Otávio Rocha, Procurador-Chefe do Município, Otávio Rocha.

A associação

A ACGC, criada em 1997, já teve vários presidentes e viveu seu auge sob a liderança de João Gustavo, especialmente nas vendas conjuntas de bois gordos, e agora busca recuperar esse prestígio.

Associe-se:
38-3218-7200

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino