Deputados mineiros irão escolher nesta quarta-feira (4) o novo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que representará o Legislativo pelo biênio 2025/2026. Até o momento, Tadeu Leite (MDB), que já ocupa a cadeira, é o único candidato na disputa.
Além do presidente, a eleição define os demais representantes da Mesa Diretora (1º, 2º e 3º-vice-presidentes, 1º, 2º e 3º-secretários). A votação é aberta, com o registro de cada voto no painel eletrônico do plenário. O resultado é registrado em tempo real.
Os eleitos irão iniciar os novos mandatos em 1º de fevereiro, com encerramento dois anos depois, em 31 de janeiro.
Tadeuzinho foi eleito para o primeiro mandato de presidente da ALMG em fevereiro de 2023, aos 36 anos, sendo o mais jovem a ocupar o cargo.
O presidente, entre outras atividades, deve abrir, presidir e encerrar as reuniões da ALMG; incluir projetos na pauta do plenário, podendo ouvir as lideranças; recusar proposição que não atenda às exigências constitucionais ou regimentais; e designar os membros das comissões.
O chefe do Legislativo também exerce o Governo do Estado no caso de impedimento do governador e de seu vice.
Eleição da Mesa ocorre a cada dois anos
Há duas eleições para a Mesa em cada Legislatura – período de 4 anos do mandato. A primeira é realizada no 1º ano legislativo, em fevereiro, logo após a posse dos deputados eleitos. A segunda, que é a eleição da próxima quarta (4), ocorre no 2º ano legislativo, sempre na 1ª quinzena de dezembro.
Compartilhe: