DECEMBER 9, 2022


Dezembro Laranja: especialista reforça a importância da prevenção ao câncer de pele

O câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença.

Foto Marcello Casal Júnior - Agência Brasil. jpg

No mês de dezembro é anualmente comemorado o mês de combate e prevenção ao câncer de pele. O Dezembro Laranja, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta para os cuidados e a proteção que as pessoas devem tomar durante mês em que começa o verão nos países do hemisfério sul, período de maior exposição ao sol.

O Hospital Dilson Godinho (HDG) promove ações educativas para alertar a população sobre os cuidados com a saúde da pele, os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. Ele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser subdividido em diferentes tipos: Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma Escamoso (CEC) e Melanoma.

o médico cirurgião plástico Osíris José Dutra Martuscelli, alerta a população sobre os cuidados com a saúde da pele, os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce. Ela destaca que a prevenção é o melhor caminho para reduzir os índices da doença.

“O câncer de pele é altamente tratável quando diagnosticado precocemente. Por isso, reforçamos a importância de observar alterações na pele e adotar hábitos de proteção no dia a dia. É um cuidado simples que pode salvar vidas”, afirmou.

Segundo a SBD, o câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade.

Os principais sintomas de alerta são:  lesões que não cicatrizam em 4 semanas, manchas ou feridas com bordas irregulares, sangramento em pintas ou áreas avermelhadas e escamosas, coceira ou sensibilidade em áreas específicas da pele, entre outros.

Dr. Osíris ressalta que “o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Recomendamos visitas regulares ao especialista e a realização de exames clínicos sempre que houver dúvida”, disse.

O diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, reforça: “O Hospital Dilson Godinho tem o compromisso de cuidar e educar. Participar de campanhas como o Dezembro Laranja é essencial para alertar a população sobre os riscos do câncer de pele e incentivar hábitos de prevenção. A informação é uma ferramenta poderosa para salvar vidas”, finalizou.

Ação no HDG

No próximo dia 04 de dezembro, às 9h, o médico Osíris Dutra fará uma palestra especial sobre o Dezembro Laranja, o mês de conscientização e prevenção ao câncer de pele. A palestra será em frente à recepção da Radioterapia do Hospital Dilson Godinho. Venha aprender mais sobre: cuidados essenciais para proteger a sua pele; fatores de risco e sinais de alerta; a importância do diagnóstico precoce. Prevenir é sempre o melhor caminho! Não perca essa oportunidade de cuidar da sua saúde e se informar.

A campanha do Dezembro Laranja no Hospital Dilson Godinho inclui palestras educativas, distribuição de materiais informativos e ações para incentivar hábitos saudáveis entre pacientes e colaboradores.

Dicas de proteção e prevenção

1️. Use protetor solar diariamente: Escolha produtos com FPS 30 ou superior, reaplicando a cada duas horas ou após contato com água;

2️. Evite a exposição solar nos horários de pico: Entre 10h e 16h, a radiação ultravioleta (UV) é mais intensa;

3️. Proteja-se com roupas adequadas: Chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV e roupas leves são aliados importantes;

4️. Fique atento aos sinais na pele: Manchas que crescem rapidamente, alterações em pintas ou feridas que não cicatrizam devem ser avaliadas por um médico.

Sintomas de alerta

Lesões que não cicatrizam em 4 semanas;

Manchas ou feridas com bordas irregulares;

Sangramento em pintas ou áreas avermelhadas e escamosas;

Coceira ou sensibilidade em áreas específicas da pele.

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino