JÚNIOR MARTINS NO PECÊ CAST
Nesta sexta-feira, gravarei para o Pecê Cast uma entrevista com o vereador Júnior Martins (PP), presidente da Câmara Municipal. Falaremos sobre o processo de sucessão no legislativo e, claro, sobre o déficit de cerca de 2 milhões nas contas do parlamento montes-clarense. Será uma boa oportunidade para o esclarecimento dos fatos. A entrevista será disponibilizada a partir de terça-feira no canal Pecê Cast no YouTube e no Spotify. Inscreva-se e siga os canais para não perder nenhum detalhe.
DIREITA DIVIDIDA
Enquanto o time de apoio ao presidente Lula já sabe que o candidato ao governo de Minas do campo será um nome do PSD, Rodrigo Pacheco ou Alexandre Silveira, a direita está muito dividida quando o assunto é a sucessão do governador Romeu Zema (Novo). Enquanto Zema já lançou seu vice e colega de partido, Mateus Simões, como candidato, o ex-presidente Jair Bolsonaro defende que o deputado federal Nikolas Ferreira dispute o governo pelo PL. Já o senador Cleitinho, atualmente no Republicanos, também fala abertamente em concorrer ao Palácio da Liberdade. 2026 é logo ali.
POSIÇÃO DO NORTE DE MINAS
Entre os deputados norte-mineiros, o alinhamento dos parlamentares do PT (Leninha, Ricardo Campos, Paulo Guedes e Patrus Ananias) com o candidato do PSD será natural. O mesmo se aplica a Célia Xakriabá (PSOL). Já entre os deputados da centro-direita à extrema-direita, a situação é mais complexa. Dificilmente, Tadeuzinho (MDB), presidente da Assembleia, ficaria contra Pacheco ou Silveira, dada a sua proximidade com ambos. Esse quadro só mudaria se ele fosse chamado a compor a chapa majoritária apoiada por Zema. Gil Pereira (PSD) e Arlen Santiago (Avante) teriam muita dificuldade em não apoiar Rodrigo Pacheco, de quem são muito próximos. Arlen poderia usar como desculpa o apoio do PT para apoiar, por exemplo, Mateus Simões.
POSIÇÃO DO NORTE DE MINAS II
Para Gil Pereira, não apoiar Pacheco ou Silveira para o governo implicaria sair do partido, algo pouco provável. Basta lembrar que a principal pauta de Gil é a energia fotovoltaica e que Alexandre Silveira não só é um grande aliado político do deputado, como é o atual ministro das Minas e Energia. O Delegado Marcelo Freitas (União Brasil), não obstante ter sido um dos articuladores da composição União Brasil-PSD para a Prefeitura de Belo Horizonte, poderia seguir o mesmo raciocínio de Arlen de rejeição ao PT para compor com o candidato de Zema. Oscar Teixeira (Podemos) seguirá a orientação do secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, que deve ser um dos dois candidatos ao Senado da chapa majoritária encabeçada pelo Novo.
UNIVERSITÁRIA 101,1 FM
Todas as sextas-feiras, às 13 horas, com reprise às segundas no mesmo horário, estaremos apresentando o programa “Entrevista 101”, com entrevistas com autoridades políticas, acadêmicas e formadores da opinião da sociedade civil, na Rádio Universitária 101,1 FM, a antiga rádio Unimontes FM, vinculada à Fundação de Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas. É mais um projeto para celebrar, de forma multimídia, os nossos 30 anos de comunicação, que chegarão em 2026. Além das agências de publicidade Pecê (marketing privado) e Drops (marketing político e eleitoral), do instituto de pesquisas eleitorais e de mercado Network, o leque das três décadas contará com rádio, podcast e videocast, coluna diária na internet e coluna mensal na Revista Tempo impressa – a primeira, aliás, já saiu e está nas bancas.
FALE COM A COLUNA
Participe da nossa lista de transmissão no WhatsApp enviando uma mensagem para (38) 99865-5654 e manifestando seu interesse. Acompanhe-nos também pelo Instagram @pecealmeidajunior. Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe: