DECEMBER 9, 2022

Chaves PIX: Banco Central registra nova ocorrência de vazamento de dados; entenda

Essa é a 12ª ocorrência só em 2024 envolvendo instituições bancárias.

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) comunicou, nesta terça-feira (26), um novo vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix. Essa é a 12ª ocorrência só em 2024 envolvendo instituições bancárias. Desta vez, os vazamentos se referem a informações vinculadas a 1.378 chaves sob responsabilidade da Cronos. Houve, segundo o BC, falhas pontuais em sistemas dessa instituição.

Em nota, o Banco Central esclarece que, no entanto, “não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

O BC informou, ainda, que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

O que diz a Cronos

De acordo com a Cronos Instituição de Pagamento, as consultas de Chaves Pix vazadas foram realizadas exclusivamente por um único correntista “no intervalo de alguns dias, em razão de falha pontual de monitoramento”.

Ainda segundo a empresa, o correntista foi notificado e teve a sua conta encerrada. Em razão dos protocolos de segurança, o cliente não teve acesso a senhas, dados de movimentações financeiras ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

A Cronos diz que “preza sempre pela segurança de clientes e parceiros e já implementou melhorias nos seus processos de monitoramento e restrições nas consultas e que os respectivos titulares envolvidos já estão sendo comunicados sobre o ocorrido”, declarou.

[Com informações de Portal BHAZ]

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