Militares do pelotão de bombeiros Janaúba participaram durante essa quinta-feira (07) do simulado de rompimento de barragem promovido pela Mineração Riacho dos Machados. O objetivo do simulado é de colocar a prova o Plano de Ação de Emergência (PAE), documento que estabelece um conjunto de orientações técnicas e administrativas que propiciam as condições necessárias para atuação nas situações de emergência, possibilitando o desencadeamento das ações de resposta de maneira ordenada, assim como, as atribuições e responsabilidades dos envolvidos.
Participaram do simulado de evacuação os colaboradores da empresa, Defesa Civil Municipal e Estadual, PMMG, CBMMG e a população residente na Zona de Alto Salvamento (ZAS), região do vale abaixo de uma barragem onde não há tempo suficiente para que as autoridades competentes intercedam em caso de emergência.
O exercício teve início com o acionamento do alerta sonoro emitido pelas sirenes espalhadas ao longo do curso da mancha de inundação (área estimada que seria atingida por uma onda resultante do rompimento da barragem), posteriormente a população se dirigiu para os pontos de encontros nas ZAS, onde foram devidamente registradas e o tempo de deslocamento mensurado. Os resultados obtidos com o simulado contribuirão para o aperfeiçoamento do plano de ação de emergência (PAE) e principalmente para minimizar as perdas humanas.
Compartilhe: