FILHO DE JARBAS
O advogado João Rafael Soares, filho do atual procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e assessor do senador Rodrigo Pacheco (PSD), poderá ser candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Nos bastidores, seu nome já vem sendo comentado. Em Montes Claros, promotores de eventos já estariam organizando apoios a João Rafael.
ELEIÇÃO NO PT
O PT terá em 2025 o chamado PED (Processo de Eleições Diretas) para escolher seus novos presidentes nacional, estaduais e municipais. O PT é um dos poucos partidos brasileiros que escolhe seus dirigentes, em todos os níveis, por meio do voto. A eleição para presidente nacional deverá ter “bate-chapa”. De um lado, o ex-ministro das Comunicações e atual prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva. Do outro, o deputado federal José Guimarães, do Ceará, atual líder do governo na Câmara. A ala paulista do PT apoia Edinho. Sete dos 11 presidentes petistas até aqui são de São Paulo. A atual presidente, Gleisi Hoffman, estaria trabalhando o nome de Guimarães. Contra Edinho, apontado como preferido do presidente Lula, pesaria o fato de sua candidata à Prefeitura de Araraquara ter perdido as eleições, enquanto José Guimarães participou, no seu estado, da eleição do único prefeito de capital do PT nesse último pleito: Evandro Leitão, em Fortaleza.
ELEIÇÃO NO PT II
Em Minas Gerais, o atual presidente, deputado estadual Cristiano Silveira, não deverá encontrar dificuldades para se reeleger. Em Montes Claros, o atual presidente é o ex-secretário de Estado Gustavo Xavier, diretamente ligado ao deputado federal Paulo Guedes. Na cidade, o partido ainda não fala abertamente em nomes para a presidência, mas uma das possibilidades é uma candidatura da vereadora Iara Pimentel, que é e continuará sendo, pelos próximos quatro anos, a única representante petista na Câmara Municipal.
BONITO DE MINAS
O município de Bonito de Minas deverá ter eleições suplementares para escolher o novo prefeito. O eleito em outubro, Dilson de Senhorinha (União Brasil), foi impugnado pela Justiça Eleitoral. Como a impugnação ocorreu depois das eleições, caso Dilson não reverta a situação na Justiça, um novo pleito terá que ser marcado. Essa condição está provocando na cidade uma disputa acirrada pela presidência da Câmara, já que poderá caber ao presidente do legislativo bonitense o comando da Prefeitura nos primeiros meses de 2025 até a realização das eleições suplementares.
BONITO DE MINAS II
Se tivermos mesmo novas eleições, o prefeito Dilson deverá lançar como candidata de seu grupo a sua esposa, Cris Alves. Já do lado da atual prefeita Vânia (Avante), que não conseguiu se reeleger, o que se especula é que haveria mudança de candidato, mesmo ela podendo concorrer. Durante todo o processo, foi muito falado que Dilson estava inelegível e, mesmo assim, Vânia perdeu as eleições. O nome do seu grupo mais em evidência hoje é o da vereadora mais votada em 2024, Joelma (PDT), que, se vencer as eleições para a presidência da Câmara (ela é uma das pretendentes), seria, na prática, candidata à reeleição com a máquina na mão.
CISNORTE
O prefeito de Japonvar, Welson do Posto (PP), reeleito como candidato único, deverá ser o próximo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte de Minas (Cisnorte). Com sede em Brasília de Minas, o consórcio reúne 16 municípios. Assim como em Japonvar, a eleição do Cisnorte tende a ocorrer sem disputa.
FALE COM A COLUNA
Se você quiser participar da lista de transmissão de Fatos e Detalhes no WhatsApp, mande uma mensagem para (38) 99865-5654. Acompanhe-nos também pelo Instagram @pecealmeidajunior. Abraços e até a próxima!
Compartilhe: