DECEMBER 9, 2022


Corpo de Bombeiros é acionado após onça ser avistada no quintal de uma residência, em Montes Claros

Segundo os militares, o animal não pode ser retirado do local já que não seria viável a aplicação do dardo tranquilizante, devido ao porte e ao risco posterior de danos provenientes da queda

Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar foram acionados na manhã desta sexta-feira, 08 de novembro de 2024, para atendimento de ocorrência envolvendo uma onça, no alto de uma árvore, no quintal de uma residência, no bairro Jardim Liberdade, em Montes Claros.

Foram deslocadas duas equipes para o local, onde foi constatado que tratava-se de uma jaguatirica, no alto de um pé de manga, a cerca de 10 metros de altura do chão. O animal estava acuado devido à presença de dois cães domésticos da solicitante.

Foram acionados, em apoio, a PM Ambiental e o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres, que enviou uma médica veterinária para avaliação comportamental do animal.

Segundo a médica veterinária, este é um animal endêmico da região, que está em seu habitat e não costuma atacar por iniciativa. Estava um pouco assustado com a movimentação e, provavelmente, descerá à noite, quando se sentir seguro, com o ambiente mais tranquilo.

Disse também que não seria viável a aplicação do dardo tranquilizante, devido ao porte do animal e ao risco posterior de danos provenientes da queda do mesmo.

Dado este cenário, a solicitante foi orientada a manter a residência fechada, para segurança dos moradores e animais domésticos, e monitorar o felino. Caso este apresentasse mudança no comportamento, tornando-se agressivo, que acionasse novamente o Corpo de Bombeiros, para que seja feita reavaliação da situação, juntamente com o CETAS e a PM Ambiental.

O Corpo de Bombeiros reforça à população que, ao se depararem com animais silvestres, acionem 193 para que as providências necessárias sejam tomadas com segurança.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros

Coluna Gustavo Mameluque: Então é Natal!

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Golpe Montes Claros Saúde

Cuidado. É GOLPE!