DECEMBER 9, 2022

FATOS & DETALHES

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário

PAULO GUEDES X ARLEN SANTIAGO  

O deputado federal Paulo Guedes (PT) reuniu diversos parlamentares, colegas de partido, os estaduais Ricardo Campos, Jean Freire, Marquinhos Lemos e Leleco Pimentel, além do federal Padre João, e foi à sede do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) em Montes Claros. Lá, gravou um vídeo, disse que o órgão está em estado precário, fez uma série de denúncias e responsabilizou uma suposta interferência política do deputado estadual ArlenSantiago (Avante) sobre a entidade como culpada pelo que chamou de abandono. O vídeo foi postado na segunda-feira (4) e, até o fechamento desta coluna, Arlen não tinha respondido ainda.

PAULO GUEDES X ARLEN SANTIAGO II  

O curioso é que a administração do DNOCS, que faz parte da estrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional, é responsabilidade do Governo Lula, do qual Paulo Guedes é aliado e Arlen Santiago é adversário declarado. A atual coordenação do DNOCS regional vem desde o Governo Bolsonaro e não foi trocada depois que Lula assumiu. Em tese, Arlen, como deputado estadual, não indicou a direção, que estaria, pelo menos no papel, na cota do deputado federal Fred Costa (PRD), que fez parte da base de Bolsonaro e agora faz parte da base de Lula, mas tem diversas alianças com Santiago no Norte de Minas, especialmente em Coração de Jesus, onde o deputado do Avante iniciou sua carreira política. Paulo Guedes foi coordenador regional do DNOCS entre os anos de 2003 e 2004, no primeiro Governo Lula, saindo de lá para disputar sua primeira eleição para deputado estadual, que marcou o início de sua já longa trajetória parlamentar.

PAULO GUEDES X ARLEN SANTIAGO III  

Paulo Guedes e Arlen Santiago protagonizam, atualmente, mesmo um sendo deputado federal e o outro estadual, a maior rivalidade eleitoral do Norte de Minas. São adversários diretos em quase todos os municípios onde atuam, com raras convergências. Essa animosidade vem crescendo nos últimos anos e talvez esteja no ponto de maior fervura. Na virada do ano, eles se enfrentarão nas chamadas “eleições entre prefeitos”, que decidirão o comando de consórcios e associações como CIMAMS, CISRUN, Codanorte, Amams etc. Ambos falam em entrar de cabeça na disputa de todos os consórcios.

PAULO GUEDES X ARLEN SANTIAGO IV  

Em 2026, ao passo em que Paulo Guedes vai tentar, além de se reeleger, ajudar a viabilizar a permanência de Ricardo Campos, com quem faz uma espécie de mandato coletivo, na Assembleia Legislativa, Arlen lançará a filha Laís Santiago como candidata a deputada estadual, buscando a segunda vaga naquela Casa. E só para esquentar ainda mais a disputa, Paulo ajudará o palanque regional de Lula, e Arlen será um dos principais protagonistas da campanha norte-mineira do candidato que vier a ter o apoio de Jair Bolsonaro, atualmente inelegível. Até lá, ainda veremos muito “chumbo trocado” entre os dois.

ESTADUAL OU FEDERAL?  

Que o prefeito reeleito de Janaúba, Zé Aparecido (PSD), será candidato a deputado em 2026, restam poucas dúvidas. Foi proporcionalmente o mais votado do Brasil, tem forte liderança regional, a cidade de Janaúba anseia por ter novamente um deputado, fatores que favorecem sua candidatura. Contudo, há dúvida se ele tentará ser deputado na faixa estadual ou na federal. Essa decisão só deverá ser tomada mais adiante e dependerá, entre outras questões, se o seu aliado Tadeuzinho (MDB) será ou não candidato à reeleição como deputado estadual em 2026 ou se tentará um voo mais alto.

FALE COM A COLUNA

Quer receber a nossa coluna no WhatsApp? Mande uma mensagem para (38) 99865-5654 e inclua seu número em nossa lista de transmissão. Utilize esse canal também para enviar críticas e informações. Acompanhe-nos também pelo Instagram @pecealmeidajunior. Até a próxima!

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Pecê Almeida Política

FATOS & DETALHES

Entretenimento Felipe Augusto

Dezembro 2024: um encerramento épico para um ano memorável

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino