A Santa Casa Montes Claros, com o apoio da Associação AVC Norte de Minas, Rotary Club Teresa de Calcutá e Samu Macro Norte, realizou a 3ª edição da “Semana AVC 2024” em Montes Claros. Com uma programação abrangente, o tema da campanha deste ano foi “Salvar vidas e criar esperança”. Entre as atividades, está sendo realizada a Exposição Fotobiográfica, aberta ao público no Shopping Ibituruna, de 26 de outubro a 04 de novembro. De acordo com a organização, o objetivo da iniciativa é retratar o cotidiano de pessoas que tiveram AVC, bem como ressaltar que é possível ter qualidade de vida após ser acometido por essa enfermidade.
Já no dia 25 de outubro, o III Fórum AVC ocorreu no auditório do CIMAMS, abordando temas como a interdisciplinaridade na linha de cuidado do AVC; fatores de risco, sinais e sintomas do AVC; o papel do SAMU na linha de cuidado do AVC, entre outros. A ação reuniu cerca de 100 profissionais da saúde. No dia 27 de outubro, das 7h às 13h, o Parque Sagarana foi palco de uma movimentada ação de saúde, em parceria com o município. No local, foram oferecidos diversos serviços para os visitantes, incluindo aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações sobre fatores de risco e tratamento do AVC, além de educação em Suporte Básico de Vida pelo Samu, massagens relaxantes e a presença do Vacimóvel, ampliando o acesso à vacinação. Mais de cem pessoas participaram da atividade.
O superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, destacou a importância do evento e parabenizou a equipe e parceiros envolvidos. “Eventos como a Semana AVC são essenciais para a conscientização e prevenção, impactando positivamente na saúde da nossa população. Parabenizo a todos os envolvidos pela dedicação em salvar vidas e criar esperança em nossa comunidade.”
A Santa Casa Montes Claros é referência regional para pacientes vítimas desta enfermidade. No hospital, a Enfermaria Santa Teresa de Calcutá, exclusiva para atendimento dos pacientes acometidos pelo AVC, funciona há cinco anos e já realizou mais de 5500 atendimentos, refletindo na redução de 63% da mortalidade dos pacientes. O atendimento é realizado via Sistema Único de Saúde – SUS.
Por Ana Paula Paixão
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