DECEMBER 9, 2022


FATOS & DETALHES

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário

MAIS DEPUTADOS

Leitores me alertaram sobre mais possíveis candidatos a deputado no Norte de Minas nas eleições de 2026. Um dos nomes comentados foi o do prefeito reeleito de Buritizeiro, Pedro Braga (PSD), especulado tanto para a faixa estadual quanto para a federal. Pedro é sobrinho do ex-prefeito de Pirapora, Warmillon Braga, que está preso naquele município atualmente.

MAIS DEPUTADOS (II)

Um grupo de candidatos a vereador bem votados na região do Grande Santos Reis, em Montes Claros, pretende se unir para lançar um único candidato a deputado estadual. A discussão ainda é embrionária, mas o grupo acredita que, com organização, é possível encaminhar a eleição apenas com os votos dos eleitores dos bairros que compõem a chamada Maiada. Hoje, o Grande Santos Reis já conta com uma deputada estadual moradora da região desde que nasceu: Leninha (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa.

MAIS DEPUTADOS (III)

Um grupo de jovens lideranças de esquerda também conversa para articular uma candidatura conjunta desse campo a deputado estadual. A pedidos, os nomes serão mantidos em sigilo pelo menos até que consigam encaminhar o assunto internamente em seus partidos. Dois desses nomes foram candidatos a vereador em Montes Claros em 2024 e ficaram na suplência.

ENCONTRO COM PREFEITOS

O deputado estadual Arlen Santiago (Avante) promove, nesta quinta-feira (31), em Montes Claros, um encontro com prefeitos eleitos com o seu apoio. Na pauta oficial, instruções sobre transição de governo, início de gestão e informações sobre o relacionamento entre o gabinete parlamentar e os executivos municipais. Ao pé do ouvido, contudo, a conversa predominante será a sucessão dos consórcios intermunicipais como Amams, Cimams, Codanorte e SAMU. Em parceria com o deputado federal Marcelo Freitas (União), Arlen quer influenciar na eleição dos próximos presidentes de todas essas entidades. Os demais deputados da região observam atentamente essa movimentação.

NOVA JURISPRUDÊNCIA

A confirmação da candidatura de Alini Bicalho (PT), prefeita eleita de Francisco Sá, mesmo após ação de impugnação pelo fato de ela ter sido casada com o atual gestor do município, Mário Osvaldo Casassanta (Avante), gerou nova jurisprudência na Justiça Eleitoral. O entendimento foi de que a candidatura de Alini não configuraria a possibilidade de um terceiro mandato de Mário, porque o prefeito fez forte campanha para a candidata derrotada, KéssiaRibeiro (Avante), apontada como sua atual companheira, e, por outro lado, trabalhou muito contra a candidatura da ex-esposa.

NOVA JURISPRUDÊNCIA (II)

O terceiro mandato só seria configurado se Mário e Alini estivessem no mesmo palanque, mas ambos são rivais políticos (e até pessoais) desde 2022, quando Mário liderou a campanha de Bolsonaro e Alini montou o palanque de Lula em Francisco Sá. Com um trabalho jurídico competente, tanto na primeira quanto na segunda instância, Alini ganhou as eleições no voto e na Justiça. Certamente, esse caso será lembrado doravante se surgirem situações semelhantes em eleições executivas pelo Brasil afora.

FALE COM A COLUNA

Quer receber a nossa coluna no WhatsApp? Mande uma mensagem para (38) 99865-5654 e inclua seu número em nossa lista de transmissão. Utilize esse canal também para enviar críticas e informações. Acompanhe-nos também pelo Instagram @pecealmeidajunior. Até a próxima!

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Pecê Almeida Política

FATOS & DETALHES

Entretenimento Felipe Augusto

James Gunn e Superman na CCXP 24: o que podemos esperar?

Pecê Almeida Política

FATOS & DETALHES

Coluna Gustavo Mameluque: Herói Darcy