QUEM VAI TENTAR SER DEPUTADO?
Terminadas as eleições municipais, as eleições para deputado em 2026 entram no radar. No Norte de Minas, todos os atuais parlamentares deverão buscar a reeleição para os cargos que já ocupam. Um que poderá fugir à regra é o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeuzinho (MDB), que sabe que está diante de um cavalo arriado e poderá pleitear, após ser reeleito para o comando da casa no início do ano que vem, uma vaga em alguma chapa majoritária para o Governo de Minas, seja como candidato a vice-governador, seja como candidato a senador.
QUEM VAI TENTAR SER DEPUTADO? (II)
Uma das novidades praticamente certas é a médica Laís Santiago, filha do deputado estadual Arlen Santiago (Avante), que deverá ser candidata a uma vaga na Assembleia. Isso significa que Arlen será candidato a deputado federal ou sairá da política? Negativo. A intenção do deputado é que os dois sejam candidatos a estadual e dividam a base eleitoral de Santiago no Norte de Minas e em outras regiões onde o experiente parlamentar de sete mandatos é votado.
QUEM VAI TENTAR SER DEPUTADO? (III)
Pelo menos dois dos prefeitos eleitos no dia 6 de outubro na região deverão voltar às urnas em 2026: Zé Aparecido (PSD), de Janaúba, e Maurício Almeida (Podemos), de Januária. Se Maurício for realmente candidato a deputado federal, como se especula, Zé Reis (Podemos), que foi eleito vice-prefeito junto com ele, deverá adiar seu projeto de retornar à Assembleia Legislativa, já que ficaria dois anos e meio à frente da Prefeitura de Januária, podendo disputar a reeleição em 28.
QUEM VAI TENTAR SER DEPUTADO? (IV)
Délio Pinheiro (PDT), que iniciou a corrida para a Prefeitura de Montes Claros liderando as pesquisas e terminou as eleições em quarto lugar, terá que correr muito contra o tempo se quiser voltar a ser candidato a deputado federal. Ele foi o mais votado em Montes Claros nas últimas eleições parlamentares, mas deixou de ser novidade, criou rejeição a partir de alguns de seus posicionamentos (e também de seus não posicionamentos) e não montou bases eleitorais na região capazes de assegurar uma vitória. Desconheço alguma cidade onde Délio tenha o prefeito ou a principal oposição. De toda forma, sua candidatura seria importante para o PDT reeleger Duda Salabert e Mário Heringer, os atuais deputados federais mineiros da sigla, e isso poderia fazer o partido investir em sua campanha.
QUEM VAI TENTAR SER DEPUTADO? (V)
A vereadora eleita Carol Figueiredo (PL), que agora também é primeira suplente de deputada estadual, não perde o mandato municipal se for candidata em 2026 e deverá novamente tentar uma vaga na Assembleia, tendo ou não chances de vitória. Se Maurício da Santa Casa confirmar que saiu mesmo da política, Carol seria, inclusive, a única candidata a deputada estadual de Montes Claros com expressão do chamado bolsonarismo raiz, porque um ou outro sem voto deve se lançar nesse campo.
QUEM VAI TENTAR SER DEPUTADO? (VI)
Se assumir uma vaga na Assembleia com uma eventual indicação do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) para o Tribunal de Contas do Estado, Carlos Pimenta deverá ser candidato à reeleição. Caso isso não ocorra, é pouco provável que ele volte a enfrentar as urnas, já que suas antigas bases estão desmobilizadas ou comprometidas com outros deputados, e, sem mandato, uma reconstrução é muito mais difícil.
QUEM VAI TENTAR SER DEPUTADO? (VII)
Considerando o campo das especulações, pode acontecer que, nas próximas eleições, tenhamos um grande vácuo de votos para deputado estadual em aberto. Se Tadeuzinho, Zé Reis e Carlos Pimenta não participarem do processo para a Assembleia, um enorme espólio eleitoral será disputado. E nesse espólio pode-se acrescentar um vácuo já confirmado: o de Silvanei Batista, eleito prefeito de Porteirinha, que não será candidato em 26. Para federal, também é possível um grande reordenamento, a partir, sobretudo, de um esvaziamento de candidaturas que tiveram muitos votos em Montes Claros e não dão sinais no horizonte de que poderão repetir a performance.
FALE COM A COLUNA
Quer receber a nossa coluna no WhatsApp? Mande uma mensagem para (38) 99865-5654 e inclua seu número em nossa lista de transmissão. Utilize esse canal também para enviar críticas e informações. Acompanhe-nos também pelo Instagram @pecealmeidajunior. Até a próxima!
Compartilhe: