QUAL DIREITA VENCEU AS ELEIÇÕES?
As eleições municipais, concluídas no domingo, registraram uma contundente vitória do novo jeito de se fazer política no Brasil. Foi a consagração do enorme espaço destinado às emendas parlamentares no Orçamento Geral da União. Como os partidos que detêm os controles da Câmara e do Senado, embora componentes do Centrão, sejam todos de direita, é correto dizer que foi uma contundente vitória da direita. Mas qual direita venceu as eleições?
QUAL DIREITA VENCEU AS ELEIÇÕES? II
A pergunta é de difícil resposta; contudo, essas eleições, mais do que qualquer outra desde a nossa redemocratização (que já faz um bom tempo, aliás), foram didáticas no sentido de posicionar ideologicamente as grandes expressões políticas nacionais. Agora é possível identificar com clareza o espectro de cada um, algo que sempre foi muito nublado.
QUAL DIREITA VENCEU AS ELEIÇÕES? III
A direita, por exemplo, pode ser dividida em quatro vertentes. No extremo, a ultradireita, cujo maior representante é o ex-presidente Jair Bolsonaro, seguido por próceres do chamado bolsonarismo raiz, como Nikolas Ferreira, Bruno Engler, André Fernandes, entre outros. A ultradireita hoje está concentrada no PL e é a que não tem qualquer constrangimento em levantar, na sua pauta de costumes, discursos transfóbicos ou misóginos. Mais do que conservadora, a linha é reacionária.
QUAL DIREITA VENCEU AS ELEIÇÕES? IV
Há a extrema-direita, formada por governadores como Ronaldo Caiado (UNIÃO) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), que defende, por exemplo, a política policial do “pega-bate-arrebenta”, que lança fake news no dia das eleições sem o menor constrangimento, mas que busca distanciar-se, pelo menos um pouco, do bolsonarismo raiz. Essa extrema-direita, hoje, é a que representa, por exemplo, a Faria Lima e se encaixa na brasileiríssima (por impossível em outras partes do mundo) expressão “liberal na economia, conservador nos costumes”.
QUAL DIREITA VENCEU AS ELEIÇÕES? V
A direita tradicional, liberal na economia, mas não necessariamente conservadora nos costumes, está representada por partidos como PP, MDB e UNIÃO BRASIL. Uma direita mais pragmática, que não abraça a pauta radical, mas que é muito sólida e unida na defesa dos interesses do capital. O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, e o ex-presidente Michel Temer são dois exemplos cristalinos dessa posição.
QUAL DIREITA VENCEU AS ELEIÇÕES? VI
O PSD, maior vencedor dessas eleições, domina a chamada centro-direita. Gilberto Kassab, seu presidente, é o maior representante desse espaço, do qual fazem parte o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o prefeito eleito de Belo Horizonte, Fuad Noman. É uma porção muito liberal na economia, muito afastada da pauta reacionária e que aceita o discurso progressista, embora não o assuma como uma prioridade.
CENTRO PURO E CENTRO-ESQUERDA
A maior expoente do centro puro ou centro total seria hoje a deputada Tabata Amaral, do PSB. O vice-presidente Geraldo Alckmin, embora seja do mesmo partido, seria um homem de centro-direita em migração para o centro. Dentro do mesmo PSB, o noivo de Tabata, João Campos, prefeito reeleito de Recife, pode ser encaixado na centro-esquerda. É um político mais à esquerda do que foi seu pai, Eduardo Campos, e muito mais ao centro do que foi seu avô, Miguel Arraes.
ESQUERDA E EXTREMA-ESQUERDA
O PT povoa a esquerda, mesmo que o presidente Lula possa ser considerado um homem de centro-esquerda, a partir das políticas públicas dos seus três governos. A ex-presidente e presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, é de esquerda, assim como o PCdoB. O PSOL de Guilherme Boulos, que até por causa disso tende a ir para o PT, caso realmente queira tentar novamente cargos executivos, seria de extrema-esquerda. A ultraesquerda brasileira, ao contrário da ultradireita, é completamente irrelevante e seria composta por partidos como o PCO, que não tem voto para eleger um mero síndico de prédio.
FALE COM A COLUNA
Quer receber a nossa coluna no WhatsApp? Mande uma mensagem para (38) 99865-5654 e inclua seu número em nossa lista de transmissão. Utilize esse canal também para enviar críticas e informações. Acompanhe-nos também pelo Instagram @pecealmeidajunior. Até a próxima!
Compartilhe: