DECEMBER 9, 2022


Dia Mundial da Alimentação: brasileiros são os que passam mais tempo preparando refeições

Pesquisa avaliou hábitos de nove países da América Latina e da Europa

Foto: Pixabay (imagem ilustrativa)

Os brasileiros são os que fazem mais refeições principais e passam mais tempo cozinhando. Essas constatações estão presentes no relatório Appetite for Growth 2024 – Apetite para Crescimento 2024, em tradução literal – da Kantar Brasil, divulgado neste mês. Os resultados ganham ainda mais destaque neste Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

O levantamento analisou mais de três milhões de ocasiões de consumo durante o ano de 2023, em nove países: México, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Colômbia e Brasil. Os países europeus, com destaque para Reino Unido e Alemanha são os que mais se aproveitam das refeições prontas. Já os da América Latina são os que menos utilizam essa solução e, em contrapartida, os que passam mais tempo preparando a alimentação.

Conforme o estudo, entre as populações analisadas, os brasileiros foram apontados como os que passam mais tempo cozinhando, especialmente arroz e feijão, sopas e pão de ló, com maior frequência aos finais de semana. O país é ainda o que menos consome snacks como alimentação base entre os nove avaliados, apenas 16%. Reino Unido e Alemanha são os que mais aderem a esses petiscos, com 28% e 25%, respectivamente.

Tendências de consumo 

“Apesar das ocasiões de consumo ao longo do dia voltar aos níveis pré-pandemia, grandes mudanças vêm acontecendo na Europa, como adição de um complemento saudável ao café da manhã, como uma fruta; o declínio constante das sobremesas e entradas; refeições principais com prato único e mais prático (com menos tempo de preparo); a volta dos doces aos lanches da tarde com momentos de mais prazer e aumento de lanches antes de deitar,” revela o estudo.

O levantamento mostra ainda tendências de consumo por gerações. Na Alemanha, por exemplo, a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) registra pico no nível de conveniência de refeições, com grande porcentagem de consumo de refeições prontas no almoço e jantar: 26% do share.

“É crucial que as marcas estejam sempre antenadas aos novos comportamentos de consumo de curto prazo que surgem ao longo dos anos. É possível ver importantes movimentos como o retorno do chá da tarde no Reino Unido, e a ascensão das Paradas Rápidas na Espanha, por exemplo. Marcas que inovam e encontram novas ocasiões de consumo crescem duas vezes mais rápido do que seus concorrentes,” indica a pesquisa.

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