DECEMBER 9, 2022


Bombeiros Militar combatem incêndio em vegetação próximo ao Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros

O Corpo de Bombeiros alerta a população que as altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar juntamente com a presença dos ventos, além da vegetação seca, forma-se uma situação favorável para a incidência dos incêndios em vegetação

Foto: ASCOM/7º BBM

Na tarde desta quarta-feira (02), o 7º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de ocorrência de incêndio em vegetação próximo ao Parque Estadual da Lapa Grande. Duas equipes do corpo de bombeiros compareceram ao local, além de brigadistas do IEF, onde se encontram realizando o combate às chamas com o intuito de se evitar sua propagação para o interior do parque.

Os trabalhos ainda continuam, não sendo possível aferir a área já queimada no local, e assim que possível, maiores informações serão repassadas com maiores detalhes sobre o desfecho da situação.

Como forma de intensificar a prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar mantém diariamente, Guarnições de Combate a incêndio de prontidão que realizam vistorias a fim de orientar as comunidades residentes em torno do Parque da Lapa Grande. Nessa atividade, também é realizado o monitoramento o que permite a rápida identificação dos focos e uma resposta mais rápida aos princípios de incêndio.

O Corpo de Bombeiros alerta a população que as altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar juntamente com a presença dos ventos, além da vegetação seca, forma-se uma situação favorável para a incidência dos incêndios em vegetação.

Qualquer descuido com o manuseio inadequado do fogo, pode provocar um grande incêndio florestal que pode atingir as Unidades de Conservação, trazendo um prejuízo muito grande para a natureza, portanto nessa época de longa estiagem, jamais utilize o fogo para limpar terrenos ou fazer a queima de lixos e resíduos. Qualquer atitude de pessoas suspeitas em provocar incêndios deve ser denunciada através do telefone 190 ou do Disque denúncia Unificado 181, nesse último caso é mantido o sigilo do denunciante.

Importante ainda ressaltar que a população é a principal aliada para prevenção aos incêndios florestais.

Em caso de incêndio, ligue 193.

Compartilhe: