DECEMBER 9, 2022


HDG desenvolve projeto “Comunicação Assertiva” para aprimorar relações internas e com o público

A iniciativa visa criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, baseado no diálogo claro e eficiente, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos usuários que buscam atendimento de qualidade na Instituição.

Foto: ASCOM HDG

O Hospital Dilson Godinho (HDG) lançou, recentemente, o projeto “Comunicação Assertiva”, desenvolvido pelo setor de Comunicação e Marketing, com o objetivo de fortalecer a interação entre seus colaboradores e melhorar o atendimento aos pacientes e familiares.

A iniciativa visa criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, baseado no diálogo claro e eficiente, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos usuários que buscam atendimento de qualidade na Instituição.

O projeto inclui capacitações focadas em técnicas de comunicação que garantam a assertividade tanto nas relações internas quanto no atendimento ao público externo.

As formações envolvem todos os níveis de colaboradores, desde as recepções, o atendimento administrativo até as equipes técnicas e de saúde, criando uma cultura de comunicação transparente e eficiente em todas as áreas do hospital.

Segundo o diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, a iniciativa é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e fortalecer o ambiente institucional.

“Uma comunicação clara e eficiente é a base para qualquer relação bem-sucedida, e no contexto hospitalar, ela se torna ainda mais relevante. Nosso objetivo é que todos os colaboradores estejam alinhados e capacitados para oferecer o melhor suporte e cuidado aos nossos pacientes e seus familiares,” afirma o diretor-presidente.

Para Jeorge Luiz Borges Pinto, coordenador de Hotelaria, a comunicação assertiva também reflete diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes.

“O diálogo eficaz entre as diferentes áreas é essencial para garantir que a experiência dos nossos usuários seja a melhor possível. Quando a comunicação flui bem internamente, conseguimos entregar um serviço mais ágil e de qualidade,” destaca.

Phelippe Alves Monteiro, enfermeiro do Bloco Cirúrgico que participou da capacitação como ministrante, reforça a importância das habilidades comunicacionais no dia a dia.

“Recentemente, tive a oportunidade de conduzir um treinamento de comunicação assertiva com a minha equipe, e gostaria de compartilhar minhas impressões sobre essa experiência. Foi gratificante perceber o engajamento dos participantes desde o início. Além disso, a troca de experiências foi enriquecedora. Ao ouvir como cada um enfrentava desafios de comunicação, pude perceber a diversidade de situações e a importância de abordagens personalizadas. Isso fortaleceu nosso espírito de equipe e a disposição para apoiar uns aos outros nesse processo de crescimento. Em resumo, conduzir o treinamento de comunicação assertiva foi uma experiência muito positiva. Acredito que os aprendizados adquiridos terão um impacto significativo no nosso dia a dia, promovendo uma comunicação mais eficaz e um clima organizacional mais saudável”, destacou o enfermeiro.

Coordenador de Comunicação e Marketing do HDG, o jornalista Wesley Gonçalves, explica que a comunicação assertiva consiste em transmitir informações de forma clara, dinâmica, respeitosa e segura, de modo a obter o retorno esperado, ao passo que melhora a interação intra-hospitalar.

“A comunicação assertiva no ambiente hospitalar é crucial para evitar falhas e garantir a segurança do paciente. A capacitação traz explicações práticas que, sem dúvida, fazem a diferença nas rotinas hospitalares. Linguagem clara e direta; escuta ativa, demonstrar empatia e compreensão pelos outros; evitar suposições; entre outros. Tudo isso no ambiente de trabalho, pode ajudar a reduzir o estresse e fortalecer o vínculo entre os membros de uma equipe, bem como a resolver conflitos com mais facilidade,” explicou.

O projeto “Comunicação Assertiva” seguirá com novas edições de capacitações e treinamentos, reforçando o compromisso do Hospital Dilson Godinho com a excelência em todos os aspectos do atendimento e gestão hospitalar.

 

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