A atriz australiana Cate Blanchett, 55, enalteceu a obra da escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977) durante seu discurso em premiação no Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha, quando recebeu um troféu pelo conjunto de sua obra.
Cate contou que tem lido livros de Clarice ultimamente e teceu elogios a ela. “Vivemos em tempos incertos e busco coragem em Clarice Lispector, a absolutamente genial autora brasileira, cujo trabalho tenho lido recentemente. E ela diz: ‘Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva'”, começou.
“Eu vivo com esperança. A jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigado por esta pequena ilha de certeza esta noite”, emendou a australiana.
Em entrevista coletiva à imprensa após receber a homenagem, Cate voltou a citar Clarice como um exemplo.
“Tenho lido Clarice Lispector, a incrível escritora brasileira. E ela diz: ‘É preciso muito esforço para ser simples’. Geralmente, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação”, comentou. (Folhapress)
Compartilhe: