O Brasil ocupa o 11º lugar no ranking dos países com maior presença de mulheres em cargos de liderança, divulgado pela empresa global de consultoria Grant Thornton. De acordo com a 20ª edição do estudo Women in Business: Pathways to Parity (Mulheres no Mundo Corporativo: Caminhos para a Paridade), as mulheres ocupam 37% dos cargos de liderança sênior das empresas no Brasil. Os números corroboram com o que já é visível em nosso cotidiano: as mulheres estão ocupando os espaços e tendo mais oportunidades de demonstrar suas capacidades de gestão e liderança.
Em Montes Claros não é diferente. No último sábado, mais de 30 lideranças femininas se reuniram no estande da empresa Novo Nordisk, na 29ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics). O momento, mediado pela mentora, empresária e jornalista Ariane Galdino, foi realizado pela segunda vez consecutiva durante o evento. De acordo com ela, a proposta é, principalmente, promover o networking entre representantes de diferentes setores. “Esse crescimento coletivo é fundamental para que possamos construir um futuro para as carreiras e para os negócios”, diz.
Eduarda Porcino, fundadora do projeto Filhas de Frida, canal informativo de combate à violência doméstica e familiar, foi uma das participantes do encontro. Para ela, a articulação em rede – grupos de mulheres, empreendedoras, instituições – é vital na transformação social que precisamos. “Afinal, a sociedade se beneficia com essas discussões porque a cultura, a política e as instituições precisam se direcionar para um caminho que coloque as mulheres como protagonistas das próprias histórias, e em rede é mais fácil propor, construir, cobrar e avaliar políticas públicas efetivas nesse sentido”, valida.
A multinacional Novo Nordisk fomentou várias rodas de conversa durante a 29ª Fenics, todas com intuito de extrapolar temas importantes que geram conexão entre os participantes e fomentam possibilidades de outros debates. “Toda a equipe da Novo que esteve nestes dias de feira se dedicou para que esses momentos fossem além de produtivos e inesquecíveis, oportunidades para realização de networking”, comentou, durante o evento, a gerente de relações institucionais e comunicação da empresa, Cristiane Peres.
Outras ações de fortalecimento das lideranças femininas já estão sendo colocadas em prática na cidade. A mentora Ariane Galdino quer, também, transformar essa iniciativa em uma audiência pública na Câmara Municipal. “É uma forma de dar mais visibilidade aos temas que são tão importantes para nós mulheres, como o combate à violência, os direitos das mulheres, e as notícias das comissões no Congresso. Além disso, podemos discutir o que está acontecendo em nossa cidade, especialmente com os coletivos e entidades que atuam nessa área”, relata. “Agora estamos aguardando os próximos passos e torcendo para que isso se concretize logo, porque é uma oportunidade de fortalecer ainda mais essa rede de apoio e troca entre as mulheres da nossa comunidade”, finaliza.
Ponto de encontro entre empresários e comunidade
Nesta edição da Fenics, a palavra “conexões” foi bastante citada nos depoimentos de empresários, especialmente do segmento institucional, visto que não realizam a venda direta de seus produtos. Além de ser uma plataforma de negócios, a Feira também proporciona aos visitantes a chance de conhecer de perto as inovações das empresas locais e regionais. Foram mais de 80 mil visitantes e cerca de R$100 milhões em negócios no evento realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços, que já se prepara para a 30ª edição, no próximo ano.
Para a presidente da ACI, a advogada Gislayne Lopes Pinheiro, o sentimento é de missão cumprida e muita gratidão por todos que acreditaram no projeto. “A satisfação de expositores e visitantes na 29ª Fenics não apenas manteve, mas elevou o padrão de excelência que a feira tem construído ao longo dos anos. A feira promete continuar sendo um marco no desenvolvimento econômico da região”, avalia.
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