DECEMBER 9, 2022


Festival de Cinema de Montes Claros vai promover mostra de curtas

Para comemorar, os responsáveis pelo cineclube, em parceria com a Fulô Comunicação e cultura, estão preparando um festival, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2024

Foto: Divulgação

O Cineclube Cinema Comentado de Montes Claros está completando 21 anos. Para comemorar, os responsáveis pelo cineclube, em parceria com a Fulô Comunicação e cultura, estão preparando um festival, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2024. Desde as primeiras décadas do século 20, cineclubes sempre foram espaços de resistência e discussões políticas e estéticas. Eles acompanharam a história do cinema em várias partes do mundo, sendo responsáveis pela formação de novos diretores, roteiristas, produtores, estudiosos e críticos.

Criado em 2003 pelo hoje sociólogo Fernando Rodrigues, o Cinema Comentado, durante esses 21 anos tem sido uma referência para os apreciadores de cinema, principalmente depois que a cidade perdeu suas grandes salas de cinema nas regiões centrais.

Para Fernando Rodrigues, desde o seu nascimento o Cinema Comentado tinha como objetivo democratizar o acesso a grandes obras cinematográficas e promover debates aprofundados. “Para além das exibições, o cineclube tornou-se um local que permitia que as pessoas se encontrassem, trocassem ideias e fizessem novas amizades”, lembra Fernando.

Para o atual presidente do cineclube, o jornalista Elpídio Rocha, o Festival de Cinema vai contar com uma programação rica em temas, incluindo filmes mineiros, além de shows musicais, debates e oficinas para a formação e capacitação de novos cineastas. “E pela primeira vez Montes Claros estará realizando a Mostra Competitiva de Curtas, finalizados a partir de 2020, com produções de até 20 minutos”, anuncia Elpídio Rocha.

Os interessados em participar da mostra de curtas têm até o dia cinco de outubro para se inscreverem. As inscrições podem ser feitas pelo site cinemacomentado.com.

O evento, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Corredor Cultural, centro da cidade, tem apoio do Museu Regional, Departamento de Extensão da Unimontes (PREX), e da InterTV Grandes Minas. O acesso para toda a programação é gratuito.

Compartilhe: