DECEMBER 9, 2022


Corpo de Bombeiros militar intensifica campanha de prevenção contra os incêndios em vegetação

Esse ano, de forma inovadora, O Corpo de Bombeiros Militar está monitorando via satélite os focos de calor, o que possibilita identificar o local onde os incêndios tiveram início

Foto: ASCOM/7ºBBM

Estamos passando pelo período crítico de estiagem onde a vegetação seca combinada com altas temperaturas, a presença de ventos e a baixa umidade relativa do ar, criam um cenário propício aos incêndios em vegetação.

Esse ano, de forma inovadora, O Corpo de Bombeiros Militar está monitorando via satélite os focos de calor, o que possibilita identificar o local onde os incêndios tiveram início.

Mais de 90 % desses incêndios são causados por ação humana e o papel da população é muito importante para prevenção.

Fogueiras mal apagadas, o uso do fogo para limpeza de terrenos, rituais ou amontoados de lixo são as principais causas dos incêndios. Nesse momento, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente e IEF estão integrados numa força tarefa de prevenção e combate aos incêndios em vegetação nas Unidades de Conservação. Brigadistas também estão desempenhando um papel importante mas a sua participação é fundamental.

Denuncie atitudes suspeitas através do telefone 190 ou do disque denúncia 181, sua identidade será preservada.

 

Compartilhe: