O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), contará com um espaço dedicado à arte indígena da etnia Xakriabá. No próximo dia 6 de setembro, às 19 horas, será inaugurada no museu a sala “Arte Indígena Xakriabá”.
Na ocasião, será aberta uma exposição permanente de arte indígena. Está prevista também a exibição do documentário “Cerâmica Ancestral Xakriabá”. A montagem da sala e da mostra permanente faz parte do projeto “Cerâmica Ancestral Xakriabá: da produção no Território à exposição em Montes Claros”, aprovado por meio da Lei Paulo Gustavo (Edital 0015/2023), do Município de Montes Claros.
O projeto foi proposto pelo professor Heiberle Horácio, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) e dos cursos de graduação em Ciências da Religião e Filosofia da Unimontes. Ele coordena o Grupo de Pesquisa e Ação de Educação Popular PluriEtnoDecolonial (GDECO-ETNOPO) e integra o Grupo de Estudos Interdisciplinares com Povos Indígenas (GEIPI-ABA), da Unimontes.
Nos dias 23 e 24 de agosto, um grupo de artistas indígenas da etnia Xakriabá (município de São João das Missões, Norte de Minas) visitou o Museu Regional do Norte de Minas. O grupo foi composto pelos artistas indígenas Isabel Xakriabá, Ivanir Xakriabá, Xavier Xakriabá, Marina Xakriabá e Kauane Xakriabá. Eles realizaram pinturas e desenhos na sala dedicada à arte indígena.
Os artistas e outros representantes da comunidade indígena participarão da abertura do novo espaço no Museu Regional. Conforme o professor Heiberle Horácio, a exposição permanente na sala reunirá diversos elementos da cultura Xakriabá, como criações e artefatos em cerâmica, madeira e tecido.
O Museu fica na rua. Cel. Celestino, 75 – Centro, Montes Claros e funciona de segunda à sexta de 8h às 18h.
Compartilhe: