DECEMBER 9, 2022

Atenção: 2,5 milhões de carros circulam com defeito em airbags no Brasil; saiba se o seu precisa de reparo

A substituição dos airbags é gratuita, e algumas montadoras, como a Chevrolet, chegaram a oferecer recompensas financeiras para incentivar os proprietários a realizarem o reparo.

Patti McConville/Getty Images

Mais de cinco milhões de carros no país foram convocados para substituir uma peça defeituosa dos airbags fabricados pela empresa japonesa Takata. No entanto, segundo uma reportagem do Fantástico, exibida nesse domingo (25), apenas metade dos proprietários atenderam ao chamado e levaram o veículo para a revisão. A substituição foi solicitada após sete mortes no Brasil, causadas pela explosão desses dispositivos.

Os airbags defeituosos foram instalados em veículos de 17 montadoras, fabricados entre 2001 e 2018. O problema está no gerador de gases dos dispositivos. A Takata utilizava um composto químico chamado nitrato de amônio, que, com o tempo e a exposição ao calor e à umidade, torna-se altamente explosivo e pode corroer partes metálicas dos equipamentos. Dessa forma, no momento em que o airbag infla, podem ser projetados fragmentos a uma velocidade de até 320 km/h.

Apesar da gravidade do problema, a reportagem revelou que quase 2,5 milhões de carros continuam com o reparo pendente. A substituição dos airbags é gratuita, e algumas montadoras, como a Chevrolet, chegaram a oferecer recompensas financeiras para incentivar os proprietários a realizarem o reparo.

Vale lembrar que os veículos que não fizerem a substituição da peça não poderão ser licenciados, conforme uma lei que entrou em vigor em abril de 2021. Dessa forma, todos os veículos convocados terão que passar pelo processo de reparo dos airbags em algum momento. Após a conclusão do processo, a fabricante tem até 15 dias para informar o governo, permitindo que o licenciamento seja liberado.

Como saber se meu carro precisa fazer o reparo?

Para verificar se o seu carro precisa fazer a substituição dos equipamentos, basta acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), clicando aqui. No portal, você pode conferir facilmente se o veículo necessita de reparo, inserindo o número do chassi ou a placa no sistema.

[Com informações de Portal BHAZ]

Compartilhe: