DECEMBER 9, 2022


CULTURA DE SEGURANÇA: Núcleo de segurança do paciente promove ação de conscientização sobre notificações de eventos adversos no HDG

Cada notificação registrada não apenas contribui para o aprimoramento das práticas de atendimento, mas também reforça o compromisso do hospital com a manutenção de altos padrões de qualidade e a criação de um ambiente mais seguro para todos.

Foto: Divulgação/Ascom HDG

Entre os dias 08 e 15 de agosto, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Dilson Godinho (HDG), realizou ação de conscientização voltada para a importância das notificações de eventos adversos, entre os colaboradores assistenciais, equipes de limpeza, Copa e recepções.
Coordenada pela enfermeira Geraldina Da Rocha Gonçalves e conduzida por uma equipe multidisciplinar, a iniciativa destacou a relevância desse processo para a garantia da segurança e saúde dos pacientes.
“A notificação de eventos adversos é uma ferramenta essencial para a nossa prática diária. Ela permite que possamos identificar áreas de melhoria e, assim, implementar medidas que garantam a segurança e o bem-estar de nossos pacientes e colaboradores,” afirmou a coordenadora da ação que ainda ressaltou: “nosso compromisso é criar um ambiente onde todos se sintam seguros e cuidados”, completou.
O evento também contou com a participação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente (SESMT), coordenado pelo engenheiro ambiental Samuel de Carvalho Barbosa que ressaltou a importância da colaboração entre as diferentes áreas da Instituição.
“A segurança no ambiente hospitalar é uma responsabilidade de todos. A notificação de eventos adversos é um processo que envolve cada profissional, desde a assistência direta ao paciente até as questões de segurança e saúde no trabalho. Trabalhar em conjunto é fundamental para garantir que ofereçamos um atendimento de excelência”, ponderou o coordenador do SESMT.
A notificação de eventos adversos é um componente essencial na busca pela melhoria contínua dos serviços prestados pela instituição. Cada notificação registrada não apenas contribui para o aprimoramento das práticas de atendimento, mas também reforça o compromisso do hospital com a manutenção de altos padrões de qualidade e a criação de um ambiente mais seguro para todos.
Com essa ação, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) reafirma sua missão de promover uma cultura de segurança e excelência no cuidado à saúde, envolvendo todos os profissionais na identificação e correção de possíveis falhas.
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