DECEMBER 9, 2022


Fundador do Orkut planeja retorno da rede social e revela planos

A data exata não foi revelada, mas segundo ele o estudo continua e tudo será revelado em breve.

Imagem: Bit magazine

O ano era 2004, quando a famosa rede social do Google, o Orkut, fez sucesso no Brasil. O assunto veio a tona nos últimos dias, após milhares de usuários do X (antigo Twitter) relembrar sobre as comunidades dentro do site, sendo aqueles tradicionais fóruns de discussão, que conseguiram unir milhares de pessoas.

Na época, algumas delas tinham apenas uma piada de duplo sentido, enquanto outras movimentavam milhões de usuários. Uma das mais famosas, por exemplo, era “Eu Odeio Acordar Cedo” com 6.106.958 membros e “Eu amo minha MÃE!”, com 4.571.629 integrantes.

Bastou um usuário da X relembrar a época dos anos 2000, que milhares de visualizações e interações foram feitas:

“No Orkut as pessoas eram unidas por ideais comuns se eu fizesse uma comunidade ‘Eu odeio calça saruel’ não ia vir um usuário de calça saruel encher o saco porque ele estaria ocupado na comunidade ‘Eu amo calça saruel’. A gente poderia amar e odiar coisas em paz”, escreveu uma pessoa no X. A publicação alcançou 2,6 milhões de visualizações e centenas de comentários.

E após toda a movimentação dos brasileiros, o assunto foi parar entre os mais falados. Logo, o fundador da rede social, o engenheiro Orkut Buyukkokten, acompanhou justamente do Brasil o momento em que seu antigo site voltou a ser mencionado. Ele está no país e participa de um evento no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (14).

Segundo ele, a ideia é que o Orkut retorne em breve e que, além de profissionais do Vale do Silício, deve recrutar executivos de São Paulo, cidade que diz ter um carinho especial.

“Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve”, disse ele ao g1.

A data exata não foi revelada, mas segundo ele o estudo continua e tudo será revelado em breve.

O site do Orkut

O site oficial do Orkut, foi extinto em 2014 e está reativado desde 2022 com uma mensagem em inglês e português avisando que algo novo estava sendo construindo. O anúncio da volta da página, aconteceu dois dias depois que Elon Musk fechou um acordo para comprar o antigo Twitter por US$ 44 bilhões. A compra dividiu a opinião dos internautas e muito deles passaram a pedir a volta do Orkut.

“Se você pensar no ‘orkut.com’, era tudo sobre unir as pessoas e eu sei que o que nos une é o que temos em comum. Então, no Orkut, todos tiveram conversas maravilhosas sobre coisas que amavam e compartilharam, riram e se divertiram muito”, diz.

“Se você olhar para as mídias sociais hoje, são plataformas muito diferentes, como Facebook e Instagram. Elas priorizam o lucro sobre a segurança e elas realmente lucram com a negatividade e a raiva porque as emoções negativas mantêm as pessoas afastadas por mais tempo, o que significa que elas passam mais tempo olhando anúncios e essas empresas conseguem lucrar mais exibindo anúncios e também coletando e vendendo dados. As mídias sociais são tão tóxicas agora”, critica.

Ainda conforme o engenheiro, a criação da extinta rede social foi com o objetivo de posicionar comunidades e unir as pessoas. Na época, o site conquistou 300 milhões de usuários ao redor do mundo.

E é por isso que todos se lembram do Orkut como um lugar onde encontraram seu melhor amigo, conseguiram o emprego dos sonhos, se apaixonaram, se casaram e criaram filhos juntos. E eu acho que podemos trazer esse engajamento autêntico e genuíno de volta. E a chave é usar a tecnologia para usar ferramentas como IA e aprendizado de máquina. Podemos trazer essa autenticidade e conexão de volta à sociedade por meio das mídias sociais se otimizarmos os algoritmos”, afirmou.

“Estou pegando toda a experiência que tive com Orkut, Hello, para lançar uma nova rede social onde vou trazer toda a positividade e todas as experiências que tive com todos esses. Se você pensar sobre o conteúdo que é criado hoje, ele realmente não agrega valor. Você tem adolescentes, geralmente passando de três a sete horas no TikTok. E o que eles realizam no final? Eles não realizam nada. Eles não estão fazendo novos amigos, não estão criando novas conexões, mas estão deprimidos e solitários”.

 

[Com informações de Itatiaia]

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