A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sediará, no período de 12 a 16 de agosto, o XIII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter), que tem como tema “Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito”. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter-SH), sendo organizado pela Unimontes por intermédio da coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Social (PPGDS), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
A cerimônia será realizada na terça-feira (13/08), às 19 horas, no salão de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e será presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago. Logo em seguida, acontecerá a conferência de abertura sobre o tema “Poder, política e democracia”. O conferencista será o professor José Luiz Quadros de Magalhães, integrante do corpo docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Sociedade Brasileira de Bioética – regional Minas Gerais.
A comissão organizadora do Coninter é presidida pelo professor Elton Dias Xavier, do PPGDS/Unimontes. Ele destaca a importância de a Universidade Estadual de Montes Claros sediar o congresso, que reúne professores, pesquisadores e acadêmicos das áreas interdisciplinares sociais e de humanidades de todo o país. “Para a Unimontes, é uma responsabilidade muito grande sediar e ser co-organizadora de um evento dessa envergadura”, ressalta o professor Elton Dias Xavier.
Ele lembra que o congresso sempre ocorre em instituições de ensino superior públicas renomadas. A edição anterior do Coninter foi sediada na Universidade de São Paulo (USP).
O XIII Congresso Coninter teve 670 inscrições efetivadas, com a expectativa de contar com cerca de 1 mil participantes. Estão previstos conferências, palestras, debates, oficinas e minicursos. Além da USP e da UFMG, o encontro contará com representantes de outras importantes instituições, como as universidades federais do Pará (UFPA), do Maranhão (UFMA), do Ceará (UFC) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Por meio deste evento, buscamos reunir acadêmicos, pesquisadores, profissionais e agentes de mudança de diversas áreas do conhecimento e atuação, vinculados ou não ao campo interdisciplinar, com o intuito de compartilhar experiências, insights e propostas que possam contribuir para a construção de um mundo socialmente justo, diverso e democrático”, destaca a comissão organizadora do congresso.
A organização também ressalta a relevância do debate sobre “Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito”. “O tema nos propõe a pensar o mundo marcado por conflitos de diversas naturezas: sejam eles sociais, políticos, econômicos ou culturais. A partir desse cenário desafiador, torna-se essencial promover um espaço de reflexão e debate que busque não apenas compreender as origens e dinâmicas dos conflitos, mas também apresentar caminhos e horizontes para superá-los”, descreve.
Compartilhe: