Uma vitória sobre o Fortaleza, na noite desta segunda-feira, vale a entrada do Cruzeiro no grupo dos quatro melhores do Campeonato Brasileiro, que garante vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar de o time celeste ter o mando de campo, o confronto vai acontecer no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória.
Com o triunfo, o Cruzeiro tomaria o lugar justamente do Fortaleza, que está em quarto lugar e tem 36 pontos, um a mais do que o clube mineiro. Mais: chegaria à terceira colocação, já que Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Internacional, no domingo. Os paulistas têm 37 pontos.
A Raposa entra em campo com alguns fatores a seu favor, dentro e fora de campo. Um deles é o fato de ter um time mais inteiro do que o concorrente, que vem para o Espírito Santo com desfalques importantes.
A grande baixa é Lucero, artilheiro do tricolor no Brasileirão, com oito gols. O argentino sentiu um desconforto durante os treinos e foi cortado da delegação que viajou para o Espírito Santo. O técnico Juan Pablo Vojvoda não contará também com Tinga, Calebe, Machuca e Pochettino, todos eles entregues ao Departamento Médico, e Hércules, que cumprirá suspensão.
Já o grupo comandado por Fernando Seabra terá praticamente o mesmo time que venceu o Botafogo na rodada anterior, por 3 a 0. A única novidade poderá ser a volta do zagueiro Zé Ivaldo ao time titular, após suspensão. Contra os cariocas, a dupla de foi formada por João Marcelo e Lucas Villalba, com chance deste ir para o banco de reservas.
O Cruzeiro vem num momento de ascensão na competição, com quatro vitórias em cinco partidas. A vitória sobre o líder Botafogo mostra a força da equipe, que ganhou reforços importantes na janela atual. Alguns deles já atuam como titulares, como o goleiro Cássio, o volante Matheus Henrique e os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz.
Fora de campo, o Cruzeiro tem a seu favor um retrospecto favorável diante do Leão do Pici. Com 16 embates, os mineiros venceram oito, contra oito dos cearenses. Se levarmos em conta apenas os jogos com mando, o Cruzeiro sai vitorioso em quatro dos sete jogos. Já o Fortaleza só venceu uma vez o Cruzeiro fora de seus domínios.
Mesmo com a partida acontecendo em outro Estado, a Raposa não tem do que reclamar. Nas cinco vezes que atuou no estádio capixaba, foram três vitórias, um empate e uma derrota. O último jogo foi no ano passado, no empate de 1 a 1 com o Democrata de Sete Lagoas, pelo Campeonato Mineiro. A única derrota foi para o Flamengo, no Brasileiro de 2016.
O time deve segurar um pouco o ímpeto diante do Fortaleza para não perder peças para o clássico com o Atlético, no sábado (10). Entre os titulares, estão pendurados com dois cartões o lateral-direito William e o meia Matheus Pereira, dois dos grandes destaques da equipe, além de João Marcelo e do volante Lucas Romero.
Ficha Técnica
CRUZEIRO – Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique, Álvaro Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra.
FORTALEZA – João Ricardo, Brítez, Titi, Kuscevic, Felipe Jonatan; Lucas Sasha, Pedro Augusto, Rossetto; Pikachu, Breno Lopes e Renato Kayzer. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 5/8
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
FORTALEZA – João Ricardo, Brítez, Titi, Kuscevic, Felipe Jonatan; Lucas Sasha, Pedro Augusto, Rossetto; Pikachu, Breno Lopes e Renato Kayzer. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 5/8
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
Compartilhe: