Montes Claros foi palco de mais uma edição do Reload Sebrae nos dias 2 e 3 deste mês. O evento, que tem se consolidado como um importante espaço de discussão e aprendizado para empreendedores, trouxe palestrantes para falar sobre marketing digital, criatividade, tendências, networking, experiências e empreendedorismo. Um dos painéis nesta edição do Reload foi sobre o empreendedorismo phigital, um conceito que tem ganhado cada vez mais relevância no cenário empresarial.
“O termo “phigital” é uma junção de “physical” (físico) e “digital”, e refere-se à integração harmoniosa entre o mundo físico e o digital. Esse conceito é fundamental para os empreendedores que buscam oferecer experiências mais completas e inovadoras aos seus clientes”, explica a empreendedora, mentora e jornalista Ariane Galdino, uma das participantes do painel. De acordo com ela, a ideia de phigital tem suas raízes no desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, com a crescente digitalização dos negócios e a necessidade de integrar essas inovações com as interações físicas tradicionais.
Durante sua apresentação, Ariane compartilhou cases de sucesso de suas empresas, Cris Joias e Classic Men’s Club, destacando como tem utilizado ferramentas phigitais para impulsionar seus negócios. “Uma das ferramentas que usamos em nossas empresas é o CRM Bônus, um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que integra bônus e recompensas, como o cashback. Por mais que pareça que esse tipo de ferramenta só é possível para grandes varejistas, isso não é verdade. Ele permite uma gestão mais eficaz dos dados dos clientes, personalizando o atendimento e oferecendo benefícios que incentivam a fidelização”, explica ela, que também é consultora do Sebrae Minas e embaixadora do Sebrae Delas.
Outra experiência importante trazida pela empresária foi a importância de já ter um e-commerce bem estabelecido quando teve início a pandemia de covid. “Ainda parece novidade porque o mercado, muitas vezes, tem dificuldade de se adaptar. No entanto, a discussão sobre o empreendedorismo digital não é recente. Durante a pandemia, quando os estabelecimentos que não eram do setor de necessidades básicas não puderam abrir as portas, já estar bem colocada no mercado com um site pronto e uma equipe de vendas on-line foi o que permitiu que nossas empresas continuassem no mercado”, conta.
Ariane ressalta a importância de eventos que, como o Reload, promovem o conhecimento e a troca de experiências entre empreendedores. “Participar de momentos que trazem práticas para alavancar negócios e criar uma experiência mais rica para os clientes é indispensável para quem empreende. Nós somos o varejo 4.0, mas o nosso cliente já é 5.0. Quem não se atualiza, perde mercado e tem que fechar as portas. É preciso se antecipar, e uma das principais formas de fazer isso é estar atento às tendências”, avalia.
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