DECEMBER 9, 2022

Governo lança Voa Brasil para aposentados nesta quarta-feira (24)

Na etapa inicial do Voa Brasil, todos os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não tenham voado nos últimos 12 meses poderão participar, sem restrição de faixa de renda.

Após vários adiamentos, o governo está programado para anunciar nesta quarta-feira (24) o lançamento da primeira fase do programa Voa Brasil, iniciativa principal do Ministério de Portos e Aeroportos.

Na etapa inicial do Voa Brasil, todos os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não tenham voado nos últimos 12 meses poderão participar, sem restrição de faixa de renda. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano. Atualmente, o Brasil conta com mais de 23 milhões de aposentados.

O programa não imporá limitações de baixa temporada, porém a disponibilidade de bilhetes estará sujeita à capacidade das companhias aéreas, especialmente em voos com maior disponibilidade ou comprados com antecedência.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, as companhias aéreas se comprometeram a disponibilizar três milhões de passagens ao longo dos próximos 12 meses.

O lançamento, previsto para hoje, acontece após várias tentativas frustradas. Originalmente anunciado em março de 2023 pelo ex-ministro Márcio França, o programa foi adiado diversas vezes por Silvio Costa Filho, seu sucessor.

Inicialmente previsto para janeiro de 2024, o lançamento foi postergado para abril e, em seguida, para junho, devido à necessidade de priorizar as enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, o anúncio ocorre um mês após a última promessa.

Durante os atrasos, o custo elevado das passagens aéreas foi criticado por Lula em abril, destacando que estavam “muito caras”.

Como garantir a participação no Voa Brasil

Para participar do programa, os interessados devem possuir uma conta no site oficial do governo (Gov.Br) com nível de segurança prata ou ouro. Contas de nível bronze precisam ser atualizadas. Os candidatos devem acessar a plataforma do programa ou os sites das companhias aéreas para verificar a elegibilidade automática, que inclui requisitos como ser aposentado do INSS e não ter voado nos últimos 12 meses. O pagamento será feito diretamente às companhias aéreas se todas as condições forem atendidas.

Compartilhe: