A Expomontes 2024 reafirma sua importância no cenário agropecuário brasileiro, consolidando-se como referência e sendo altamente lucrativa para Montes Claros. O balanço parcial da “Expomontes dos Recordes” revelou marcos impressionantes, como a valorização de uma bezerra em R$ 336 mil, recorde de público, 102 estandes e mais de 150 atividades. O Presidente José Henrique Veloso, o Diretor Financeiro Flávio Oliveira, o Diretor de Leilões Osvaldo Miranda Jr e Leonardo Borges, diretor da CIA Promoções destacaram a realização de mais de 1.000 transações e 342 inscrições de Mangalarga Marchador. A celebração contou ainda com uma apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça, comemorando os 167 anos de Montes Claros, 67 anos do Parque de Exposições e 80 anos da entidade organizadora.
A 50ª edição da Expomontes e a comemoração dos 80 anos da Sociedade Rural de Montes Claros marcaram uma celebração histórica, conforme destacou José Henrique Veloso. Veloso, lembra que os preparativos e os resultados do evento teve grande repercussão e participação. “Quando iniciamos a preparação da Expomontes, sabíamos que precisaríamos fazer um grande evento, além de ser a 50ª edição, com 67 anos de tradição, estávamos comemorando os 80 anos da Sociedade Rural. Por isso, o movimento que antecedeu a preparação foi intenso”, afirmou Veloso.
A abertura oficial, no dia 28 de junho, contou com a presença de diversas autoridades de renome, incluindo o governador, Romeu Zema (Novo), o vice-governador, Prof. Mateus Simões (Novo), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB) , o prefeito, Humberto Souto (Cidadania) o vice-prefeito, Guilherme Guimarães (UNIÃO), deputados estaduais e federais, além de lideranças de classe. “A repercussão foi muito forte e isso fez com que o evento começasse com força total”, destacou o presidente.
Em relação ao crescimento e organização dos estandes, Veloso enfatiza dizendo que desde o início, a exposição apresentou um aumento significativo no número, que estavam muito bem organizados, proporcionando uma aparência agradável e profissional ao evento. “A exposição estava muito bonita, o que ajudou na realização de grandes negócios”, comentou.
Sobre a presença recorde de público, o presidente destaca que a partir de domingo, o público compareceu em grande número, e os shows atraíram multidões. “Foi uma satisfação enorme ver o amadurecimento do público. O parque estava sempre lotado, com as famílias presentes e comportando-se da melhor forma possível”, disse.
Comemoração Especial e Negócios Bem-Sucedidos
No dia 3 de julho, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos pontos altos da comemoração dos 80 anos da Sociedade Rural, o que para Veloso foi um grande destaque. “Foi uma alegria imensa celebrar com a Prefeitura e ver a vibração do público, que torcia como se estivesse em um jogo de futebol. Foi um dia memorável”, destacou Veloso.
Além das festividades, os negócios também prosperaram durante o evento. “Os pavilhões estavam cheios, os leilões de bovinos bateram recordes, e a liquidez nos negócios foi grande. A cada dia, a exposição crescia e os negócios nos estandes melhoravam”, relatou o presidente.
Com o encerramento da 50ª Expomontes, Veloso expressou sua gratidão. “Chegamos hoje com a sensação de dever cumprido. Agradecemos especialmente à imprensa pela cobertura competente e profissional, que deu destaque regional e estadual à nossa exposição. É uma alegria enorme concluir este evento com tanto sucesso”, destacou Veloso.
Com entusiasmo, Flávio Gonçalves Oliveira, diretor financeiro da Sociedade Rural de Montes Claros, destacou os resultados positivos do evento. “Agradeço a todos pela presença. Tivemos muitos resultados positivos. Tudo o que planejamos, em grande parte, deu certo. Claro, em um evento deste tamanho, encontramos problemas que precisam ser corrigidos”, afirmou Oliveira.
Leilões superam expectativas
O diretor da da Sociedade Rural destacou que os leilões deste ano já superaram os números do ano passado. “Estamos realizando o último leilão neste momento e os números já ultrapassaram nossas expectativas e o planejamento inicial”, disse Oliveira.
A visitação ao parque e aos shows também tiveram resultados impressionantes, segundo Oliveira. “Superamos as expectativas de público em relação ao previsto. A visitação diária foi superior à do ano passado. Pela manhã e à tarde, visitei diversas instâncias comerciais e todos afirmaram categoricamente que superaram suas metas”.
Oliveira também mencionou a feira da Agricultura Familiar, destacando a satisfação dos expositores. “A maioria dos expositores relatou resultados superiores aos do ano passado. Embora não possamos citar valores específicos, estimamos um aumento de 10 a 12% em relação a 2023”, informou o diretor.
Preparativos para 2025
Oliveira já pensa no futuro. “Avaliaremos tudo o que ocorreu este ano para planejamos 2025. Pois, cada evento precisa superar o anterior, e essa é a missão da nova Diretoria da Sociedade Rural”, concluiu.
A Exposição Agropecuária de Montes Claros segue como um marco no calendário regional, atraindo visitantes e fortalecendo a economia local. Com os resultados positivos de 2024, as expectativas para o próximo ano são ainda maiores.Osvaldo Miranda Júnior, diretor de leilões da 50ª Expomontes, celebrou o sucesso dos leilões realizados durante o evento.
“Foi um sucesso. Dos 11 leilões realizados, 99% dos animais ofertados foram vendidos, mostrando uma liquidez excepcional”, afirmou Miranda Júnior. Ele destacou a alta qualidade dos animais e agradeceu aos produtores que participaram, garantindo que saíram satisfeitos.
“O crescimento de aproximadamente 20% no faturamento é muito importante. Praticamente todos os animais colocados em leilão foram vendidos”, ressaltou o diretor. Entre os destaques, Miranda Júnior mencionou uma novilha vendida por R$ 336 mil durante o 18º leilão Nelore da OMJ, arrematada por um empresário local.
“É muito gratificante ver a pecuária, tanto de corte quanto seletiva, trazendo seus animais para os leilões da Expomontes e obtendo total liquidação. Isso nos enche de alegria e satisfação”, comentou Miranda Júnior. Ele enfatizou que a Expomontes é o momento de celebrar os resultados do campo, junto aos pecuaristas e visitantes do evento.
“Na Expomontes, os produtores trazem o que há de melhor em suas fazendas durante o ano todo, mostrando a melhor genética ao grande público que acompanha o evento”, finalizou o diretor.
A 50ª edição da Expomontes reafirmou sua importância no cenário agropecuário, proporcionando grandes negócios e consolidando-se como um evento de destaque para os pecuaristas e a comunidade.
Sucesso dos shows da Expomontes
Leonardo Borges, diretor da CIA Promoções, destacou o sucesso dos shows da Expomontes deste ano, promovidos pela empresa. Ele agradeceu a Montes Claros, à Sociedade Rural, à imprensa e a todos os envolvidos, ressaltando que o evento superou todas as expectativas com quatro dias de público máximo.” A resposta do público foi extremamente positiva. A intenção é sempre oferecer o melhor para que a Expomontes seja reconhecida como o maior evento de Montes Claros e um dos maiores do Brasil”, disse satisfeito.
Encerrando, Bozzi reiterou a sensação de dever cumprido e agradeceu a todos pela participação e apoio. “Prometemos continuar trabalhando para manter a Expomontes como um dos maiores eventos do país”, concluiu o empresário.
*Colaboração Maurício Lucco
Compartilhe: