DECEMBER 9, 2022

FATOS & DETALHES

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário

BRIZOLINHA EXONERADO

Demorou, mas, antes tarde do que nunca, conforme publicação do Diário Oficial desta sexta-feira (5), a Prefeitura de Montes Claros demitiu o presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, o Brizolinha. Ele foi exonerado pelo procurador-geral do Município, Leonardo Marcony, que também determinou a reabertura do inquérito administrativo interno que o havia “inocentado” há pouco mais de um ano. A alegação para a retomada do processo foi a necessidade de “apuração de fatos novos”. Mesmo inocentado em investigação da própria Prefeitura, Brizolinha já recebeu duas condenações na Justiça do Trabalho, uma delas inclusive já confirmada em segunda instância, por assédios moral e sexual.

BRIZOLINHA EXONERADO II

Nessa semana, conforme noticiamos aqui, o Ministério Público do Trabalho cobrou providências da Prefeitura e multou a MCTrans em mais de 20 mil reais, alegando que, mesmo após firmar Termo de Ajustamento de Conduta com a empresa de trânsito para acabar com as práticas de assédio moral na entidade, a situação continuaria acontecendo. Ao todo, nove funcionários da MCTrans já denunciaram Brizolinha na Justiça. Outros registraram boletim de ocorrência contra o ex-presidente. Ele também é acusado de favorecer empregados que concordam com suas ações e de prejudicar desafetos, além de também ter sido denunciado por suposta improbidade administrativa no uso de veículos e recursos da MCTrans.

BRIZOLINHA EXONERADO III

Quando foi afastado do cargo pela primeira vez, para o qual foi nomeado pelo prefeito Humberto Souto sem ter nenhuma experiência anterior no setor de planejamento e gestão de trânsito, Brizolinha foi substituído pela engenheira Viviane Mendes Tanure. Ela é funcionária efetiva da MCTrans, professora universitária de disciplinas relacionadas à engenharia de trânsito e, além de tudo, mulher, o que configuraria uma satisfação às mulheres supostamente agredidas pelo ex-presidente. Segundo fontes da coluna na empresa, foi um momento de paz, como já havia sido quando outra engenheira de trânsito de mesmo perfil, Ivana Cólen, presidiu a MCTrans. Inexplicavelmente, Brizolinha foi readmitido e passou a gerar desgaste seguido de desgaste à administração depois de sua volta. Mais inexplicável foi o próprio Brizolinha aceitar retornar ou, após o surgimento das novas denúncias, não pedir, ele mesmo, exoneração para poupar o prefeito Humberto Souto (CIDADANIA) e o vice Guilherme Guimarães (UNIÃO) de críticas.

MENOS UM NA DISPUTA

O mesmo Diário Oficial que trouxe a exoneração de Brizolinha, apresenta a renomeação de Osmane Barbosa Neto para a Secretaria Municipal de Agricultura. Ele havia se desincompatibilizado no dia 5 de junho para ficar disponível para ser candidato a vice-prefeito. Osmane, que tinha se filiado ao PSD de Gil Pereira, com direito a foto com o parlamentar segurando sua ficha de filiação, saiu do partido às vésperas do fim da janela e foi para o REPUBLICANOS, silenciosamente, sem fazer alarde. Agora, ele retorna à Secretaria e fica legalmente impedido, portanto, para participar das próximas eleições. Seguem na disputa para ver quem será o vice de Guilherme Guimarães (UNIÃO), os ex-secretários municipais Otávio Rocha (PP), José Gonzaga (PSD) e Vinícius Versiani (PSD), além dos nomes que correm por fora.

ANIVERSÁRIO

Nesta sexta, as homenagens vão para o pai deste locutor que vos fala. O professor Paulo César Gonçalves de Almeida, também jornalista e presidente do Hospital Aroldo Tourinho, avô dos meus filhos, comemora 68 anos de idade. Seja na saúde pública, na educação superior ou na imprensa, vem fazendo história em Montes Claros desde o final dos anos 1960, quando iniciou sua trajetória profissional. Que o bom Deus o ilumine e lhe dê forças para mais conquistas.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Montes Claros Norte de Minas Polícia

Montes Claros: Polícia Federal combate fraude bancária praticada via internet

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino